Benefícios da banana


0 votes

Se você gosta de comer banana, vai adorar conhecer todos os benefícios que essa fruta oferece.

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo e faz parte da família das herbáceas de floração. A variedade de sabor dessa fruta é encontrado dependendo da região onde a encontra, mantendo-se como uma fruta doce e macia. A banana madura oferece um excelente sabor, mas as verdes também são muito utilizadas nas cozinhas em diversas receitas, como bolos, tortas e até sorvetes.



As bananas Cavendish é amarelo brilhante e é a mais popular entre os tipos. Além da fruta, as folhas, flor e tronco da bananeira são consumidas também.

Os benefícios oferecidos pela banana

Entre os benefícios da banana, tem um que agrada a maior parte da população, que é o de favorecer o emagrecimento. Isso porque a banana possui fibras que diminuem o apetite. Fora que ela aumenta o bem estar porque faz aumentar a produção de um hormônio, serotonina, que melhora o humor nas pessoas.

Essa fruta ainda tem o privilégio de ser encontrada em quase todas as estações do ano e também é um ingrediente que compõe grande variedade de pratos salgados e doces, mas isso depende do tipo de banana. Os principais tipos de bananas são:

  1. Banana maçã: ideal para fazer purê ou comer ao natural;
  2. Banana prata: perfeita para assar ou fritar;
  3. Banana nanica: é mais indicada para fazer bolos, mas bastante apreciada ao comer ao natural;
  4. Banana da terra: ótima para assar, cozinhar ou fritar.

Sem contar que as bananas podem também ser usadas em vitaminas e sucos.

Os benefícios da banana para a saúde

Por ser uma fruta rica em potássio, triptofano, magnésio, fibras e vitaminas, ela ainda ajuda:

  • Combater a depressão: por conter triptofano, que é fundamental para a formação da serotonina, um hormônio que melhora o humor e ainda ajuda a relaxar;
  • Regular o intestino: principalmente em casos de diarreia;
  • Diminuir o apetite: isso ajuda a emagrecer, devido as fibras.

Outros benefícios:



Benefícios para quem malha

Para as pessoas que costumam malhar, a banana diminui as câimbras musculares por ser uma fruta rica em potássio. O potássio ajuda também a reduzir a pressão arterial, contrabalanceando os efeitos do sódio no corpo. O teor de potássio da banana chega a ser em torno de 500 mg e ele contém apenas 1 mg de sódio. Além disso tudo, o potássio colabora no controle da quantidade de fluido em nosso corpo, mantendo o equilíbrio delicado entre o potássio e o sódio.

– Benefícios para os ossos

Ela ajuda a fortalecer os ossos, melhorando a densidade óssea no corpo. Isso porque ela contém frutooligossacarídeos e estes ajudam na absorção de nutrientes que são fundamentais como o magnésio e o cálcio. No caso das bananas verdes, elas possuem ácidos gordos de cadeia curta, tornando mais benéfico na melhoria da saúde dos ossos.

Benefícios para a visão

Consumir diariamente banana ajuda a visão, pois a fruta contém alfa e beta-caroteno e vitamina A, ajudando a proteger a retina dos olhos. Inclusive a degeneração macular por idade pode ser impedida através do seu consumo.

Fonte: Shopwellbeing



Leave a Reply