Benefícios da quinoa


0 votes

A quinoa é um grão muito rico em proteínas e elas ainda pode contribuir para o emagrecimento. Conheça os benefícios da quinoa.

Você sabe o que a quinoa tem de tão especial, tanto que foi eleita em 2013 como o Ano Internacional da Quinoa pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação? A quinoa é uma parte fundamental da alimentação para os habitantes da região dos Andes, onde é cultivada. Ela é bastante consumida nos países de lá, assim como comemos o arroz por aqui.



A quinoa traz muitos nutrientes e podemos encontrá-la como grãos moídos, um tipo de farinha, tanto em supermercados como em lojas de produtos naturais. Conheça seus benefícios:

  1. Tem mais ferro do que o feijão

Oferece um alto teor de ferro, sendo 10,9 gramas a cada 100 gramas de quinoa, ou seja, possui em torno de 550 vezes mais ferro do que o grão de feijão. Porém o ferro presente em vegetais não é facilmente absorvido pelo nosso organismo como os que estão presentes nas carnes. Para conseguir absorvê-los bem, é preciso fazer ingestão de frutas cítricas.

  1. Colabora com a dieta

É uma excelente fonte de fibra, estimulando a mastigação o que diminui o esvaziamento gástrico e ajuda na saciedade. Isso porque as fibras demoram mais do que os carboidratos em se transformar em glicose, o que adia a fome e evita picos de insulina.

  1. Rica em proteínas

Ela é uma das melhores fontes de proteína encontrada no reino vegetal. A quinoa oferece todos os aminoácidos que são essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, sendo um excelente alimento. A proteína possui um importante papel na formação dos músculos e para a manutenção do tecido muscular, ajudando a reparar as microlesões que podem acontecer nos músculos quando praticamos alguma atividade física.

  1. Proteção para os ossos

A quinoa tem cerca de 66 gramas de cálcio a cada 100 gramas do grão, superando o trigo, arroz, cevada, centeio e o feijão, porém é inferior ao do milho, aveia, linhaça, chia, amaranto e soja, que são muito ricos em cálcio.

  1. Proteção contra doenças cardiovasculares

Ela é importante também quando se refere a quantidade de gorduras. Isso porque as gorduras da quinoa são o ômega 3 e 6, muito benéficas ao organismo e isso contribui muito para a prevenção de doenças cardiovasculares.



  1. Recomendada para celíacos

A quinoa não contém glúten, por isso pode ser consumida sem qualquer problema por portadores de doença celíaca. Com a quinoa dá para substituir a farinha de trigo, por exemplo.

  1. Contribui com a imunidade

É muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, melhorando a cicatrização. A quinoa é rica em zinco, que é um nutriente que compõe cerca de 8mg a cada 100 grama do grão.

  1. Vitamina para o cérebro

Ainda que contém vitaminas C e E, estas são fortes anti-inflamatórios e antioxidantes, a quinoa é reconhecida por ser uma importante fonte das vitaminas que compõe o complexo B, principalmente as B1, B2, B3 e B6. Essas vitaminas são parte importantes para um bom funcionamento do sistema nervoso, síntese de hormônios e manutenção muscular.

Você pode aproveitar todos esses benefícios misturando a quinoa em saladas, risotos, sopas, sucos, tortas, bolos e pães. Para o consumo em forma de farinha, use como base para pudins, pães, biscoitos e mingaus. Na forma de flocos, polvilhe a quinoa em saladas de frutas, vitaminas e no iogurte.

Fonte: Authoritynutrition



Leave a Reply