Castanha do Pára: poderosa semente para alimentação saudável


0 votes

Conhecida internacionalmente como Castanha do Brasil, chamada pelos brasileiros de castanha do Pará essa é uma semente dada por uma enorme árvore típica da floresta Amazônica e muito rica quando inclusa na alimentação por ser muito nutritiva e proporcionar diversos benefícios para a saúde humana, atuando na prevenção e no tratamento de algumas doenças.
Também pode ser usada como matéria prima para a indústria, pois das sementes podem ser extraído um óleo, utilizado na produção de tintas e cosméticos. A castanha do Pará faz parte do grupo das oleaginosas, apresenta um casta fina e marrom e sua polpa é branca e super saborosa.

Semente de castanha do Pará
A principal fonte alimentar encontrada na castanha do Pará é o silênio, um mineral altamente antioxidante,  porém a mesma também contêm magnésio, fósforo, manganês, vitaminas do complexo B, zinco, vitamina E e fibras.
Com tantos benefícios, incluir a castanha do Pará no cardápio é fácil, pois ela pode ser ingerida nos lanches, entre as refeições, mas também ela pode ser ingerida junto com saladas, frutas e iogurtes. Mas atenção, por se tratar de um alimento calórico, não se deve abusar na quantidade! Dê preferência a ingestão da semente in natura e sem sal.
Encontramos  benefícios dessa semente como boa para o coração, pois favorece a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim, LDL, e aumentando os níveis do colesterol bom, HDL. Protege o cérebro,  ajudam na memória e raciocínio contribuindo para  prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Bom para a tireoide porque permitem a produção dos hormônios tireoidianos. Melhora a imunidade.
A castanha-do-pará pode ser encontrada em supermercados, mercados, hortifrútis e lojas de produtos naturais, então não tem desculpas para não tê-las no seu cardápio alimentar.





Leave a Reply