Comida salgada para festa junina


2 votes

Se você vai participar de uma festa junina e terá que levar um prato salgado, conheça as opções de comida salgada para festa junina.

As pessoas adoram ir às festas juninas e não é somente apenas para dançar e se divertir, mas também devido as guloseimas, onde a maior parte delas é feita com milho. Isso porque a época de colheita do milho cai exatamente no mês de junho, onde as pessoas aproveitam o máximo do milho nas suas receitas. Essas receitas podem ser tanto doces quanto salgadas, pois o milho combina perfeitamente com os dois tipos, como, por exemplo, a pamonha doce e salgada, pipoca doce ou salgada, entre outros.



Se você vai participar de uma festa junina e precisa levar um prato salgado, mas não tem ideia do que preparar, conheça algumas opções de comida salgada para festa junina aqui:

– Cuscuz

Uma festa junina para que seja perfeita, ela tem que ter pratos típicos e um deles que está na lista dos mais comuns é o cuscuz. O cuscuz pode ser preparado com ingredientes diversificados como o frango, requeijão, linguiça, azeitona, ovos, arroz e carne seca. Em cada região do país, existe uma receita diferente.

– Milho verde

Uma boa festa junina tem que ter o famoso milho verde, principalmente se for bem temperado com manteigas especiais.

– Pipoca



A pipoca salgada é um atrativo e tanto e não há quem não resista em uma festa junina. Ela é bem fácil de preparar, porém o ideal é que o milho seja estourado na hora do consumo para que a pipoca não fique murcha.

– Pamonha salgada

A pamonha é um prato irresistível e está na lista dos pratos típicos da festa junina. Ela é um quitute feito com milho verde que é ralado e misturado ao açúcar, sal e leite. As pessoas saboreiam a pamonha na própria casca do milho, que serve como uma “bolsinha” para guardá-la também. O nome pamonha vem do tupi “pa’muña”, que quer dizer no português “pegajoso”.

– Cachorro-quente

Uma das maiores atrações da culinária junina, o cachorro-quente também está presente em diversas outras ocasiões, inclusive como opção de refeição diária para muitas pessoas. Uma festa junina sem cachorro-quente é considerada uma festa sem graça, afinal, o pãozinho com salsicha faz toda a diferença, não acha?

– Amendoim torrado

O amendoim não pode ficar de fora nas festas juninas e uma receita salgada bem gostosa com amendoim é o amendoim torrado. Ele está mais para um petisco, mas vai fazer a alegria de muitos.

– Polenta

É um prato muito nutritivo e servido nas festas juninas também. O ideal é deixá-la um pouco mais firme do que o normal para que as pessoas possam se servir.

– Bolinha de mandioca com carne seca

É um prato típico e bem servido nas festas juninas, feito de mandioca fresca e com carne seca desfiada.

– Torta salgada de milho verde

O milho com certeza está presente na maioria dos pratos e como não poderia faltar uma torta na sua festa junina, a torta salgada de milho verde é uma excelente escolha e pode ser preparada com milhos enlatados.

Fonte: Pinimg



Leave a Reply