Comidas típicas da festa junina


0 votes

Com a chegada do mês de junho, as pessoas já ficam atentas às comidas mais comuns do mês. Veja algumas opções de comidas típicas de festa junina.

Junho é um mês muito gostoso, pois é um mês festivo e com muita comida gostosa à mesa. Com a tradição vêm as festas juninas e muitas danças típicas, mas para deixar a festa mais gostosa, as pessoas costumam servir cachorro quente e muitas outras opções de guloseimas.



O Brasil todo comemora esse mês, principalmente o nordeste que tem 30 dias corridos de muito agito e as cidades de Campina Grande (na Paraíba) e Caruaru (em Pernambuco) disputam um título bastante conhecido por lá, “Maior São João do Mundo”. No mês é comemorado o dia Santa Antônio no dia 13, São João no dia 24, São Paulo e São Pedro no dia 29 e de São Marçal no dia 30.

Pratos típicos da festa junina

A dança é boa, mas a característica mais marcante que as festas juninas apresentam com certeza são as comidas típicas. As receitas preparadas para essa data são muitas, agradando todos os gostos. A maioria delas é feita de milho e isso acontece porque é o período de colheita do alimento, então há muita fartura.

Conheça algumas comidas típicas da festa junina:

  1. Bolo de fubá

Esse é um prato tradicional nas festas juninas, mas não é só no mês de junho que ele faz sucesso. A farinha com que se faz o bolo é proveniente do milho, o que deixa ele com um sabor mais gostoso.

  1. Cocada

Para os amantes de um delicioso doce, a cocada é uma opção que não pode faltar. Ela é preparada com leite condensado, leite de coco, coco ralado,  rapadura, gemas e polpa de frutas, dependendo do tipo.



  1. Arroz doce

Uma iguaria típica de festa junina, o arroz doce é feito de arroz e leite e algumas pessoas colocam leite condensado e canela para incrementar a receita. Sua origem é árabe.

  1. Canjica

Alguns lugares do país conhecem a canjica com mingau de milho branco ou curau. A canjica é um prato típico que pode ser feita de milho verde ralado ou farinha de milho branco.

  1. Pipoca

Doce ou salgada, a pipoca conquistou muitas pessoas e não pode faltar no cardápio de nenhuma festa junina.

  1. Cuscuz

Originário da África o cuscuz pode ser feito com carimã, milho ou tapioca, junto com ingredientes como a sardinha, pimenta, ovo, molho de bacalhau e palmito.

  1. Pé de moleque

Festa junina que se preza não falta pé de moleque. Ele é um doce de amendoim composto de calda de açúcar, popularmente conhecido como rapadura. No nordeste esse nome é dado para um bolo que tem na receita chocolate em pó, leite de coco, mandioca, café, castanha de caju, entre outros.

  1. Maçã do amor

É um doce romântico e mais gostoso quando é simples, ou seja, apenas com calda vermelha por cima.

  1. Pamonha

Nessa data comemorativa, a pamonha é a primeira opção para muitas pessoas. Ela pode ser saboreada em sua forma doce ou salgada.

  1. Quindim

Feito de coco ralado, gema de ovo e açúcar, está presente nas festas juninas e também o ano todo em panificadoras.

Fonte: Simplyscratch



Leave a Reply