Como fazer brigadeiro gostoso


0 votes

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa gostosura e aproveitar uma receita gostosa? Veja como fazer brigadeiro agora mesmo!

Quem não gosta de brigadeiro? Com certeza esse é um doce que conquistou muitos paladares no mundo todo. Mas onde ele foi criado? Qual a história dessa gostosura em forma de doce? Conheça aqui um pouco da história do brigadeiro e depois anote a receita para você fazer a hora que quiser um delicioso brigadeiro.



A história do brigadeiro

O brigadeiro é um doce que foi inventado no Brasil na década de 1940 em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, logo após a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945. Nesse tempo as pessoas não conseguiam facilmente um leite fresco e açúcar para as suas receitas de doces e com isso elas tinham que criar receitas de doces a partir do que tinham em suas dispensas.

Por meio disso acabaram por descobrirem que a mistura de leite condensado com chocolate dava o resultado de um doce muito saboroso. Esse doce acabou conquistando os paladares de quem o provava, mas ainda não tinha um nome e para dar um nome a esse novo doce, as pessoas procuravam por algo que tipificasse o seu sabor.

Naquela mesma época estava acontecendo no país as eleições para eleger o presidente do Brasil, onde tinha entre os seus candidatos Brigadeiro Eduardo Gomes. Em sua campanha ele usava uma propaganda muito divertida e que logo caiu na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”.

Com isso as suas eleitoras batizaram o doce maravilhoso de leite condensado e chocolate em homenagem ao seu candidato, chamando-o de brigadeiro. Então, as mulheres que estavam trabalhando na campanha desse candidato, ao invés do “santinho” que era tradicional desse candidato, elas passaram a distribuir o docinho para assim conquistar mais votos.

Passando o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor, onde algumas pessoas usavam o chocolate granulado, inventado logo depois para enfeitar o doce e deixar ele ainda mais saboroso. A partir da receita original, criaram-se muitas outras receitas, mas o mundo inteiro reconhece que a origem do brigadeiro é brasileira, tanto que em outros países o docinho é chamado de “trufa brasileira”.

Receita de brigadeiro

Só de ler a história do brigadeiro deu grande vontade de saboreá-lo, não é mesmo? Então não perca tempo, faça essa receita de brigadeiro deliciosa:



Como ingredientes, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de margarina sem sal
  • Chocolate granulado para fazer bolinhas

Preparo:

Coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina em uma panela funda e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau. Assim que começar a desgrudar da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Unte suas mãos com margarina e faça bolinhas, passando-as no granulado.

Para servir, coloque em forminhas próprias ou então coma como o famoso brigadeiro de colher.

Dicas: Use o brigadeiro como recheio ou cobertura de bolos. Você pode deixar o brigadeiro um pouco mais mole ou duro basta saber o ponto que deseja antes de desligar o fogo.

Fonte: Streetsmartbrazil

 

 



Leave a Reply