Como saber se um alimento está estragado


0 votes

Alimentos saudáveis se consumidos fora do tempo podem fazer muito mal à saúde. Saiba como saber se um alimento está estragado e não corra riscos.

Com certeza você não quer sentir o que é uma intoxicação alimentar, não é mesmo? Não temos como prever o tempo exato para uma fruta, legumes ou verduras apodrecerem, pois esses alimentos apodrecem em tempo e em ritmos diferentes. Quando você estiver na dúvida se determinado alimento está ou não estragado, jogue fora porque é melhor do que pôr a sua saúde em risco.



Saiba identificar os alimentos estragados:

  1. Frios

Tanto os cortados na hora como os pré-empacotados estragam facilmente. As embalagens fechadas podem se manter fresca até duas semanas, mas se abrir a sua vida útil será mais curta. O ideal é sentir o cheiro para ver se tem algo errado.

  1. Ovos

Se você deseja saber se um ovo está estragado sem quebrá-lo, principalmente no caso de cozinhá-lo, basta ter um pouco de tempo e colocá-lo em uma bacia com água sem quebrá-lo e observar. Os ovos estragados vão boiar e os que estão bons ficam no fundo.

  1. Batatas

As batatas tem um prazo de validade maior se forem guardadas num lugas escuro e fresco. Porém, quando uma batata apodrecer, ela contamina as outras. Antes de consumi-la aperte para ver se está ou não firme e no caso de estar mole, jogue fora assim como se tiver cheiro a umidade, pois isso é sinal de que não pode ser usada.

  1. Morangos

É uma das frutas que estragam mais rápidas, então fique atento para quaisquer mudanças de cor e veja se existem manchas com pelos de mofo branco. Se tiver, jogue fora.

  1. Peixe

O peixe estragado cheira forte e ficam com uma cor opaca ou alguma descoloração. No caso de ser amarronzado, meio cinza ou amarelado, mesmo que somente nas bordas, jogue fora.



  1. Manteiga de amendoim

Tem um alto teor de gordura e isso mantém ela sem fungos, porém pode apodrecer em pouco tempo. O ideal é se atentar ao vencimento e sempre sentir o cheiro antes de consumir.

  1. Bife

Bife mal guardado pode gerar micro-organismos que são perigosos, o que transmite doenças. Olhe sempre as cores porque se tiver o cinza, alguma coisa está errada e não esqueça de sentir o cheiro. Para ter mais certeza ainda, passe o dedo sobre a carne e se ela estiver viscosa, jogue fora.

  1. Alface

Dura em média uma semana na geladeira, mas se tiver marcas escuras, não está boa. Observe se a sacola do alface está úmida e troque imediatamente para conservar por mais tempo.

  1. Porco

Você pode fazer a mesma coisa que na carne, onde a carne de porco tem que ter um cheiro de sangue leve e estar rosa, não na cor vermelho escuro ou então sem cor.

  1. Iogurte

É um alimento que perece facilmente e seu sinal de estragado é de cheiro estranho.

  1. Frango

Jamais mantenha um frango cru na geladeira por mais de 48 horas e nem coma um frango congelado a mais de 6 meses. Quando estragado, o frango tem cheiro de azedo, como o amoníaco e se estiver com textura viscosa ou descolorada, deve ir para o lixo imediatamente.

Fonte:  Cavalierproduce



Leave a Reply