Conheça as verdadeiras trufas


0 votes

Você não resiste em comer deliciosas trufas? Saiba aqui o que são as verdadeiras trufas.

Você sabe como são as trufas originais? Elas não são nada como aqueles bombons de chocolate todo recheado, mas sim uma das iguarias mais raras e mais caras do mundo. O nome trufa é dado aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, sendo consumidas pelo homem já há mais de três mil anos e é um gênero de fungos da família Tuberaceae. 

Entre as espécies, existem algumas que possuem um sabor e aroma agradáveis ao paladar, embora seu aspecto seja de mármore bege e preto. A colheita das trufas é realizada recorrendo a porcos ou a cães adestrados, pois estes animais podem localizá-las usando apenas o olfato.



A trufa nasce na terra e em uma profundidade de 20 a 40 centímetros e bem próximas à raiz de castanheiras e de carvalhos. As tradicionais trufas negras são de origem francesa, na região de Périgord. As trufas brancas mais gostosas vêm de Alba, que é uma cidade italiana pequena, localizada entre Milão e Turim.

A pessoa especialista em trufas, trufeiro, é responsável em revolver a terra para retirar a trufa do solo, com muito cuidado para não quebrá-la e nem ferir sua superfície, pois a mesma só vai ter valor se preservar as suas características originais. 

Trufa negra

Devido a sua raridade, a trufa negra já foi chamada de “Pérola Negra” ou de “Diamante Negro”. Elas exalam aroma menos acentuado do que as trufas brancas e possui uma superfície mais rugosa, além de serem mais resistentes ao manuseio. Em média o quilo da trufa negra sai por 700 dólares, mas pode chegar até a 2.000 dólares. Diferente das trufas brancas, as trufas negras podem ser lavadas.

Trufa branca

Bastante apreciadas por chefs de cozinha por ter um aroma inigualável, as trufas brancas, de Alba, podem chegar a custar até 15 mil dólares seu quilo. Ainda tem as trufas que exibem uma coloração sutilmente rosada e são as melhores, pois seu aroma é mais marcante.

Elas exigem cuidados rigorosos, pois precisam de muita umidade para conseguir crescer. As melhores safras das trufas brancas acontecem no mês de outono, quando chuvosos. Mas para cortá-la é preciso um cortador específico, que tenha lâminas ultrafinas. Isso porque quanto mais fina ela for cortada, mais intenso é o seu sabor.

O ideal é cortar a trufa branca na espessura de uma folha de papel e ela combina perfeitamente com risotos, massas e ovo frito. Para apreciadores, o prato favorito é o ovo all’occhio di bue, já que ele reúne a exuberância da trufa branca fresca com a simplicidade do ovo.



Curiosidade: a maior trufa já registrada em todo mundo pesava 1,31 kg,s endo registrada no Guinness Book of Records e quem a encontrou foi Giancarlo Zigante e a cachorra dele, Diana. Ela estava próxima a Buje, na Croatia.

O que achou? Bem diferente das trufas que estamos acostumados a comer, não é mesmo? Mas ainda assim o sabor conquista todos que a provam.

Fonte: Oliveoilmerchant



Leave a Reply