Dicas de culinária para arroz


0 votes

Que tal deixar seu arroz muito mais gostoso com alguns truques simples e fáceis? Veja como acertar no prato!

O arroz é um alimento que faz parte do dia a dia das pessoas, mas nem todo mundo sabe cozinhar um arroz soltinho e gostoso. Vamos ver dicas de culinária para fazer o arroz perfeito? Veja a seguir!



Dicas de culinária para arroz

  • Acertando a quantidade de água

Essa dica é super importante para que seu arroz não se torne uma papa ou fique duro. Para ele ficar no ponto certo, você deverá usar duas partes de água para cada uma de arroz, ou seja, para cada xícara de arroz serão duas xícaras de água. Lembre-se de aquecer a água que irá colocar no arroz, assim ele cozinhará mais rápido e o ponto ficará certo.

  • Escolhendo o arroz certo

Antes de sair cozinhando o arroz é importante a escolha de um bom arroz. Os mais longos de cor pérola e que não estejam quebradiços são os ideais. Vale ressaltar que quanto mais quebradiço, mais papa seu arroz vai virar. O arroz maias perolado fica mais solto que o arroz branco, no entanto, algumas pessoas não consomem arroz branco, por isso escolha bem.

  • Lavar ou não lavar o arroz: Eis a questão!

Você já deve ter se perguntado se é certo ou não lavar o arroz e a resposta é: Se você quiser que ele cozinhe mais rapidamente, sim! O arroz tem um amido que precisa entrar em contato com a água para sair e permitir que ele cozinhe mais rapidamente.

  • A panela também é um item importante

Você já pensou que a panela em que o arroz será cozido também é importante? Isso mesmo, a panela é importante também, mas mais precisamente pelo tamanho que pelo material em que ela é feita. O arroz cresce cerca de 50% de seu volume, portanto, a panela na qual o arroz será cozido deve comportar a quantidade.

Também fique atento (a) para panelas que possuem o fundo mais grosso, esse fundo permite que a panela segure mais o calor e isso faz com que a comida continue cozinhando, mesmo se o fogo estiver desligado. Caso isso ocorra, seu arroz pode queimar e você nem saberá como aconteceu.

  • O refogado serve apenas para dar sabor?

Essa é uma dúvida que atinge muitas pessoas, claro que um arroz bem refogado garante um sabor mais gostoso, mas ao refogar o arroz este ficará selado e assim quando terminar o cozimento estará soltinho. Quando for fazer o refogado, você deve ficar atento para a quantidade de óleo, esta deve ser uma colher de sopa para cada xícara de arroz.



  • Água quente sempre!

Nunca, em hipótese alguma coloque água fria em seu arroz, seja antes dele começar a cozinhar ou depois. Mas é ideal manter uma temperatura constante quando o arroz estiver sendo cozido.

  • Escorrer ou não o arroz?

Essa é uma escolha que você deve fazer, mas chefs de cozinha afirmam que grãos que absorvem mais água devem ser escorridos. Na realidade, eles precisam entrar em contato com a água fervente e ficar o menos possível, para não ficarem empapados. Quem gosta de refogar e deixar secar, não está fazendo errado, deve tomar cuidado apenas com a hora de desligar o fogo.

E por último uma dica que serve para qualquer tipo de arroz e cozimento: Nunca mexa seu arroz! Isso faz com que ele quebre e o deixe com aquele aspecto de papa que tanto fugimos. Agora já dá para fazer o arroz perfeito e se deliciar!

Fonte: Tribune



Leave a Reply