Dicas de culinária para bolos


1 vote

Que tal aprender dicas de culinária para bolos? Confira a seguir as melhores dicas para você se tornar um especialista em bolos.

Bolo é uma das guloseimas mais conhecida e gostosa que existe. No entanto, fazer um bolo macio, gostoso, que derreta na boca não é algo tão simples. Mas agora pode ser! Veja boas dicas!



Dicas de culinária para bolos

  • Forno sempre pré-aquecido

Antes de começar a bater o bolo, você deve colocar seu forno para aquecer. A massa só pode entrar quando o forno estiver bem quente. Ainda falando do forno, você deve prestar atenção na temperatura de seu forno, ele deve estar pré-aquecido a uma temperatura média de 180°C, e a grade do seu forno nunca pode estar baixa demais, isso fará com que ele queime a invés de assar.

  • Cuidado com os ingredientes

Parece bobagem, mas isso é muito importante. Os produtos todos devem ser de qualidade e estar dentro do prazo de validade. Ingredientes de qualidade não significa que seja necessário apenas itens caros, mas itens bons, que vão dar a qualidade que você espera de seu bolo.

Leite, margarina e ovos devem sempre estar em temperatura ambiente, muitas pessoas gostam de utilizados da forma como saem da geladeira – gelado – e isso pode alterar o resultado final do seu bolo. Estes são também os ingredientes que devem ser bem batidos.

  • Seja organizado (a)

O resultado do bolo pode ser influenciado se você parar para fazer algo ou até precisar comprar farinha que acabou no meio do processo. Por isso, separe tudo o que você vai utilizar anteriormente, lembre-se que ovos, leite e margarina devem estar em temperatura ambiente e ao se programar, você permitirá que eles fiquem na temperatura ideal.

Caso queira – e tenha – separe sua receita, claro que muitas pessoas fazem o bolo com a receita de cabeça. Mas se você gosta de acompanhar uma receita, deixe-a perto para uma consulta, caso seja necessário.

  • Deixando o bolo mais fofo

O segredo para um bolo mais fofo para muitas pessoas é a substituição de uma das xícaras de farinha por uma de amido de milho. Ou seja, se você colocar três xícaras de farinha, substitua uma delas pelo amido.



Outra dica importante é não colocar muita farinha e bater bem seu bolo. O bolo dá sinais que ficará fofo quando a massa ficar leve e levemente aerada, quando estiver batendo, você irá perceber que isso ocorre. Mais uma dica boa é bater bem os ingredientes iniciais: os ovos, o açúcar e a margarina. Eles devem formar um creme leve e bem homogêneo, assim formará um bolo leve e macio.

  • Os ovos

Já falamos que os ovos devem estar em temperatura ambiente, mas você deve ficar atento ao quebrar os ovos. A dica é: quando for quebrá-los, faça em uma vasilha a parte e somente após ter certeza que ele está bom, misturá-lo a sua massa. Essa atitude evita de você perder toda a massa ao colocar um ovo que esteja podre.

Com essas dicas você é capaz de fazer o melhor bolo que existe. Não perca tempo, separe os ingredientes e bata um saboroso bolo ainda hoje!

Fonte: Dreamatico



Leave a Reply