Dicas para cozinhar mais rápido e com menos bagunça


0 votes

Cozinhar é um dom e todo mundo sabe, mas já imaginou fazer tudo mais rápido e sem bagunça? Conheça as dicas logo mais!

Sabemos que cozinhar é muito mais que prática, é um verdadeiro dom! Quem possui este dom pode fazer comidas incríveis, mas pode também deixar uma bagunça inimaginável na cozinha como também pode demorar demais para fazer pratos simples. Entretanto, você sabia que com atitudes simples você consegue ser mais rápido e organizado na cozinha? Confira as dicas a seguir:



Dicas para cozinhar mais rápido e com menos bagunça

1 – Antes de começar a cozinhar separe tudo o que vai usar

Essa dica é fundamental para você não parar no meio do preparo de uma comida. Isso pode atrapalhar o andamento da receita e até ocorrer algum problema. Ao tomar essa atitude, você irá verificar se está faltando algum ingrediente e providenciar, caso seja preciso. Os grandes chefs costumam usar essa técnica, pois ao separar cada ingrediente que será usado, antes do preparo, você economizará tempo durante o trabalho.

2 – Tenha um livro de receitas

Dica importante para quem quer se organizar, é ter um livro de receitas. Ele pode ser um caderno com as receitas anotadas ou uma pasta com as receitas impressas. Sempre que for fazer uma receita nova é só incluir no seu livro de receitas e caso faça modificações na receita, é neste local que você deve anotar.

3 – Tenha uma tábua exclusiva para carnes

É importante ter uma tábua própria para carnes, deste modo você não terá a chamada à contaminação cruzada. Todas as suas tábuas devem receber um saquinho descartável quando forem ser usadas para já recolher os restos e assim evitar sujeira.



4 – Os eletrodomésticos portáteis

Esses ajudantes tiram qualquer cozinheiro do sufoco, por isso, não deixe de ter um liquidificador, uma batedeira e um multiprocessador. Estes três eletrodomésticos portáteis são muito importantes na hora de cozinhar, mas se estiverem em mau estado podem causar problemas sérios. Portanto, verifique se eles estão bons antes de fazer uma receita e assim não estragar a receita se já tiver começado.

5 – Sujou? Limpou! Tirou? Guardou!

Esta regra é fundamental para o bom funcionamento de uma cozinha e provavelmente nem você gosta de encontrar a pia cheia de copos e pratos sujos. Por isso, ao acabar a receita já comece a lavar a louça ou então coloque na máquina de lavar louças.

Já a segunda regra, vale para quem gosta de retirar um ingrediente da geladeira, usá-lo e deixar em cima da bancada ou da mesa. Por isso, se você terminou de usar os ingredientes, guarde-os em seus devidos lugares. E o somatório dessas duas regras é: Terminou o preparo da receite arrume tudo o que bagunçou!

Com todas essas dicas, você já é capaz de cozinhar sem fazer bagunça, além de poupar tempo e trabalho na cozinha. Lembre-se cozinhar é uma delícia, mas muito cansativo, por isso a preparação é fundamental para desenvolver um bom trabalho.

Fonte: Ekstrax



Leave a Reply