Dicas para cozinhar mandioca


0 votes

O aipim, macaxeira ou, mais conhecida como mandioca, é uma delícia. Aprenda a cozinhá-la.

Conhecida no Brasil como mandioca, aipim ou macaxeira, essa raiz é brasileira e uma delícia. Na Bahia, por exemplo, ela é chamada de aipim e no estado de São Paulo, como mandioca. Já se você mora em Pernambuco, a raiz é conhecida como macaxeira, porém se trata do mesmo sabor.



Cozinhando a mandioca

No Nordeste do país se consome mais mandioca do que em qualquer outra parte do país. Por lá o prato é servido como café da manhã, almoço e jantar. Da mandioca se faz doce, bolos e porções de outras coisas. Vale comer cozida com manteiga, como base em receitas, comer frita, enfim, as opções são muitas.

Para cozinhar a mandioca é fácil e sem segredo. Basta colocar tudo no fogo com água e deixar amolecer. O tempo de cozimento vai varia muito de como é que a mandioca estava quando comprada, ou seja, se ela é bem novinha ou com raiz mais velha. Quando ela é mais nova, leva em torno de 20 minutos para ficar pronta, já se for mais velha, pode levar muito mais tempo para chegar no ponto.

Veja como fazer:

  1. Compre uma mandioca mais nova, que tenha uma polpa branca e sem manchas na polpa, do contrário é melhor nem comprar, pois ela não cozinhará por nada.
  2. Caso você não saiba escolher a mandioca, peça sempre ajuda ou então compre-a descascada para poder ter uma melhor análise.
  3. Corte a mandioca em pedaços grande e lave bem para tirar a terra.
  4. Faça um corte em sentido do comprimento, encaixando a faca e soltando a casca que vai sair facilmente.
  5. Lave de novo e coloque uma panela no fogo e assim que a água ferver, coloque a mandioca e a cubra totalmente de água, caso alguma parte fique sem água, pode não cozinhar direito.
  6. Mas não feche a panela totalmente para não derramar água e após uns 20 minutos, coloque são e veja se vai precisar de mais água.
  7. Assim que ela começar a se abrir e a água ficar mais grossa, a mandioca estará mole e pronta. Basta escorrer a água com cuidado para não se queimar.

Cozinhando a mandioca na panela de pressão

Se você preferir, é mais rápido ainda. Você só tem que colocar a mandioca na panela e cobrir com água. Acrescente o sal e leve ao fogo e deixe por 15 minutos assim que pegar pressão. Tire a pressão da panela e veja se está boa, caso não esteja, volte na pressão e deixe mais um pouco.

Mandioca frita

Assim que a mandioca ficar cozida, corte-a em pedaços e aquela numa panela o óleo e vá colocando os pedaços da mandioca cozida. Assim que dourar, vire para o outro lado e retire-a assim que estiver dourada. Escorra o óleo e veja se está bom de sal.



Mandioca cozida e refogada

Após cozinhá-la, refogue numa panela a manteiga ou o azeite, cebola, alho e a mandioca. Sirva quente.

Viu quantas delícias que dá para fazer com a mandioca?

Fonte: Opensourcefood



Leave a Reply