Dicas para um bacalhau perfeito


0 votes

Os alimentos que são comuns em determinado país acabam sendo adotados em outras culturas como a brasileira, mas existem cuidados a serem tomados como os relacionados com as dicas para um bacalhau perfeito.

Principais dicas para um bacalhau perfeito

Dicas para um bacalhau perfeito

O uso do bacalhau na culinária brasileira é muito comum, mas existem alguns equívocos em sua adoção que podem ser evitados com as dicas a seguir:



1)Escolher o peixe: o primeiro grande cuidado está em escolher o peixe de forma correta preferindo os que tenham carne clara e sem muita gordura evitando as peças com manchas escuras ou com cor rosa.

2)Vários tipos de preparo: o bacalhau pode ser usado em toda a sua extensão sendo que o lombo dele é indicado para assados, postas e confits enquanto que as suas lascas ficam melhores em alternativas como saldas, bolinhos e bacalhoadas com receitas específicas.

3)Dessalgar o bacalhau: esta é a parte mais importante e para isso se faz necessário tirar o sal mas ao mesmo tempo deixar a carne hidratada colocando o bacalhau de molho na geladeira por pelo menos 3 dias trocando a sua água.

4)Limpeza do bacalhau: esta carne não deve ser limpa antes de cozinhar e por isso ele deve ser cozido com a sua pele e espinhas para manter seu sabor e textura e ainda evitar uma desproteção da mesma com o calor do cozimento.

5)Cuidado com o cozimento: o bacalhau não deve ser cozido de maneira intensa devendo usar apenas um tipo de cocção e com pouco tempo porque a presença do sal já inicia o cozimento desta carne.

6)Utilização de gordura no preparo: o cozimento do bacalhau precisa ser feito em gordura – como azeite de oliva ou banha de porco – porque ela difunde o calor e melhora o seu sabor a ser obtido.



Fonte: Wikihow



Leave a Reply