Diminua seu desperdício de alimentos


0 votes

Um dos problemas recorrentes em uma casa é o desperdício de alimentos mensais. Não importa o quanto se organiza, sempre haverá comida indo para o lixo. Para ao menos reduzir este problema, siga as dicas a seguir e diminua seu desperdício de alimentos.
1. Planeje as compras
Pense bem antes de sair de casa sobre tudo o que deve comprar, e então faça uma lista. Assim diminuirá a quantidade de compras desnecessárias. Os perecíveis devem ser adquiridos somente quando não houver estoque dos mesmos em casa.
Pense que deve levar para casa somente o que realmente precisa. Talvez o tomate esteja na promoção, mas se precisa de 2 porque levar 20? Com certeza irá estragar.
2. Consuma os alimentos mais antigos primeiro
Ao chegar em casa depois das compras, passe os produtos mais antigos da geladeira para frente para que sejam consumidos primeiro. Assim usará os alimentos de forma mais eficiente, evitando que estraguem e por consequência o desperdício.
3. Pense as refeições
Olhe como está a validade dos produtos que tem em casa e dê prioridade de preparo aqueles que estão com a data de vencimento mais próxima.
Termine com os restos antes de começar a utilizar os novos.

Diminua seu desperdício de alimentos
4. Use de criatividade
Na maior parte dos alimentos tudo pode ser aproveitado, basta criatividade. Ao pensar pratos diferentes com tudo que tem em mãos, proverá sempre surpresas e menos desperdício.
5. Atenção à geladeira
Lembre-se sempre de checar se sua geladeira e congelador estão funcionando perfeitamente. Temperatura deve estar adequada para conservar os alimentos.
6. Conservas
Os produtos em conserva duram mais, portanto se não tem costume de se alimentar deles frescos, esta se torna a melhor opção.
7. Doe
Muito do que você não come pode ser aproveitado por outras pessoas. Alimentos que não irá consumir e estão próximos de sua data de validade podem ser doados aos mais necessitados. Os restos de comida muitas vezes podem ser usados na agricultura.



Fonte: Greatist



Leave a Reply