Formas para congelar alimentos


0 votes

As ações para conservar os alimentos na cozinha são consideradas fáceis por muitas pessoas, mas é preciso tomar alguns cuidados específicos como conhecendo as diferentes formas para congelar alimentos de maneira adequada.

Entenda as formas para congelar alimentos

Formas para congelar alimentos

Para congelar de maneira adequada é preciso temperar os alimentos que serão guardados no freezer ou congelador de forma suave porque esta forma de armazenamento vai realçar o sabor sendo que a comida deve ser colocada ou vasilhas específicas.



Neste caso as opções mais indicadas são vasilhas de plástico, pirex ou ainda travessas que tenham tampas constituídas de vidro temperado sem se esquecer de colocar data do congelamento com caneta de escrita permanente.

No acondicionamento é preciso não deixar embalagens com alimentos frescos encostando nas que já estão congeladas sendo que os alimentos congelados devem ocupar no máximo ¾ da capacidade porque quando está tudo lotado o ar não pode circular e facilita a perda dos alimentos.

Existem algumas modalidades de alimentos que não devem ser congeladas de forma alguma porque tem grande sensibilidade a exemplo de arroz com molho que pode ficar esponjoso, pudim e creme se possuírem leite e ovos em seu preparo, iogurtes, frutas, verduras bem como batata.

Para descongelar os alimentos também é possível usar formas diferentes como no refrigerador – para carnes cruas -, no fogão para pratos prontos e na temperatura ambiente –para doces, bolos e tortas.

É possível, ainda, descongelar em banho-maria para arroz, na panela de pressão com água para sopas ou ainda no micro-ondas que vai variar no tempo de acordo com o tipo de alimento que se deseja realizar o descongelamento.

Desta maneira, as formas para congelar alimentos podem ser variadas de acordo com o tipo de alimento a ser armazenado existindo alguns cuidados gerais importantes que devem ser considerados para conseguir utilizar opções de refeições por mais tempo e com qualidade.



Fonte: Cookinglight



Leave a Reply