Modalidades de açúcar


0 votes

As modalidades de açúcar se referem, de maneira geral, às variadas possibilidades de cores e sabores relacionados com este condimento tão comum na vida das pessoas e que vamos detalhar em seguida neste texto.

Principais modalidades de açúcar

Modalidades de açúcar

O mais comum dos tipos de açúcar é o cristal o qual tem cristais de maior tamanho porque tem poucas etapas em seu processo de  fabricação contando com cor amarelada e é o ideal para fazer doces ou ainda para ser usado como adoçante em sucos.



O açúcar mascavo conta com cor mais escura e sabor diferenciado porque não passa por um processo de refinamento sendo feito logo depois que o caldo de cana é cozido. Tem um valor nutritivo muito maior sendo a melhor indicação para uso em tortas, bolos ou preparações variadas.

Com relação ao açúcar de confeiteiro ele consiste em um tipo de substância com grãos muito finos sendo usado de forma profissional para preparações como coberturas, glacês e ainda chantilis.

A modalidade demerara de açúcar está sendo usada cada vez mais com sua cor voltada para o caramelo e é mais úmido pela maior quantidade de melaço da cana que possui em seus cristais consistindo na opção ideal para deixar as receitas com um sabor doce mais forte.

Já o açúcar refinado é obtido a partir da purificação do açúcar cristal consistindo na parte mais grossa obtida deste processo com grãos médios em sua espessura e bem brancos em sua cor originada.

Pode ser usado em diferentes modalidades de receitas de doces como pudins, tortas, bolos e outras criações mas sem exageros para evitar problemas de saúde.

Uma nova modalidade que está ganhando força no mercado é o açúcar orgânico que é feito sem o uso de nenhum fertilizante químico e considerando a preocupação com o planeta. Não passa em sua produção pelo processo de refinamento contando com nutrientes variados além de possuir um gosto mais acentuado do que os tipos de açúcares industrializados.



Conclusão

Assim, por meio do conhecimento das diferentes modalidades de açúcar você tem mais informações sobre as variadas possibilidades para aquisição deste tipo de alimento com suas peculiaridades interessantes.

Fonte: Foodwatch



Leave a Reply