O creme de leite certo para a sua receita


0 votes

Você sabia que há vários tipos de creme de leite? Descubra o correto para cada receita que for fazer.

Se há um ingrediente versátil para a culinária, usado tanto em receitas doces quanto salgadas, este sem dúvidas é o creme de leite. Entretanto, existem alguns tipos deste produto, e cada um possui uma função específica para os seus pratos. Deste modo, saiba mais sobre o assunto e veja quais são as melhores alternativas de creme para ser utilizada em seus alimentos favoritos. Siga estas dicas e torne-se um verdadeiro chef.



Principais tipos de creme de leite

Inicialmente, há diversos tipos de creme de leite. Entre eles destacam-se o de caixinha, o de lata, o light, o de soja e o fresco. Além disto, também existem derivações como o buttermilk, o sour cream ou creme azedo e o frâiche. O segredo está em conhecer melhor cada um deles e saber o uso de cada um para as suas receitas. Alguns são mais fáceis de achar, já outros precisam ser comprados em locais específicos.

No caso dos cremes de leite mais comuns, como o de caixinha e o de lata, seus usos podem ser aplicados, sobretudo, em pratos como caldas, pudins, ganashes, molhos e sobremesas. A principal diferença entre eles é a de que o primeiro possui uma quantidade de soro muito menor do que o segundo. No restante as taxas de gordura são praticamente as mesmas (de 17 a 25%), bem como todo o resto. No caso do de soja e o light, seus índices de gordura são bem menores e podem ter os mesmos usos dos citados acima.

Cremes de leite especiais

No caso do creme de leite fresco, tratam-se de natas batidas espessas, com maior teor de gordura (cerca de 35%) e sendo a matéria-prima do chantilly. Com ele pode-se fazer tortas e coberturas diversas. Já no caso do buttermilk, não há uma versão industrializada dele no país, e este consiste em soro de leite que está coalhado e é meio ácido. Ao mistura-lo com leite desnatado, uma colher de suco de limão ou uma colher de creme tártaro, este produto é perfeito para receitas de bolo e cremes gelados.

O sour cream ou creme azedo, sua consistência é bastante parecida com a do iogurte, e também não há fabricação industrial dele no Brasil. Com um pouco de suco de limão misturado, é possível usá-lo como pastas em aperitivos e em bolos e tortas para dar cremosidade. Por fim há o Creme Fraîche, tradicional em países como França, Romênia e Bélgica. Possui 28% de manteiga e é levemente azedo e envelhecido. Ferve-lo com creme de leite ou sour cream deixa-o pronto para em molhos, doces, salgados e saladas.

Use o creme de leite certo

Preste atenção em todos os passos de receitas que você vai utilizar um tipo de creme de leite específico e tome alguns cuidados para não comprometer seus pratos. Com estas dicas é possível fazer excelentes comidas para você e toda a sua família, bem como surpreender convidados com refeições especiais. Veja quais são as melhores opções para seus alimentos e bom apetite.

Fonte: Delmonte





Leave a Reply