O que são vegetais de hábitos noturnos?


0 votes

Já ouviu falar sobre vegetais de hábitos noturnos? Pois eles existem! Veja só o que isso significa.

Você já pensou que assim como muitas pessoas, existem plantas que gostam de sombra, água fresca? E as plantas que possuem hábitos noturnos? Parece com pessoas também não é mesmo? Mas afinal, o que são vegetais de hábitos noturnos? E quais são eles? Vamos aprender um pouco mais? Veja a seguir.



O que são os vegetais de hábitos noturnos?

Os vegetais de hábitos noturnos são como outras plantas – podendo ser comestíveis ou não – que se adaptaram melhor à noite, ou seja, preferem a escuridão ou mesmo a sombra. Em muitos casos, tais plantas só florescem no período noturno e caso fiquem expostas ao sol acabam sofrendo graves avarias, sendo que em alguns casos, elas sequer chegam a florar. Os alimentos mais conhecidos de hábitos noturnos são os tomates, os pimentões, as berinjelas, as batatas e o tabaco.

Quais os benefícios dos vegetais de hábitos noturnos?

Muitos estudos foram feitos para poder entender melhor quais os benefícios que podemos encontrar nos vegetais que possuem hábitos noturnos. E eles ajudam a resolver vários problemas de saúde, mas os problemas que se resolvem melhor são aqueles relacionados a ossos, como: osteoporose, artrite e outras.

Estes vegetais são fontes riquíssimas de alcaloides, que para alguns médicos podem ser a causa para as dores e problemas nos ossos. Porem, outros médicos acreditam que os vegetais de hábitos noturnos são responsáveis por melhorar problemas relacionados aos ossos, além de protegê-los.

Existem efeitos colaterais aos vegetais de hábitos noturnos?

Como foi dito anteriormente, alguns médicos culpam os vegetais de hábitos noturnos por causarem problemas com os ossos, já que os alcaloides podem causar dor na artrite. Mesmo assim, tais efeitos normalmente só são sentido por pessoas que tem certa sensibilidade aos alcaloides.

Algumas pessoas dizem sofrer de enxaquecas, refluxo e até mesmo osteoporose, mas nada disso foi comprovado cientificamente. O que já se sabe é que pessoas com sensibilidade a solanina e aos alcaloides quando consomem esses alimentos de hábitos noturnos podem sentir um desconforto no peito ou azia. Outros sintomas ainda são considerados mitos.

Mito ou supertição?

Acredita-se que o histórico dos alimentos de hábitos noturnos não seja agradável há bastante tempo, algumas pessoas costumam comparar tais alimentos, a alimentos utilizados a bruxaria. Ao longo da história muitas pessoas creem nisso, por fato de que plantas que florescem a noite são mais perigosas para os seres humanos e até animais.



Um especialista conceituado no mundo da botânica – Barry Micallef – diz que as pessoas confundem as plantas de hábitos noturnos com a famosa, e perigosa, erva – moura. Essa erva era usada em chás perigosos, por isso o mesmo. Outro alimento de habito noturno que só foi introduzido na dieta das pessoas, a partir do século XIX, foi o tomate. Acreditava-se na Idade Média que os tomates eram perigosos e responsáveis pelas transformações dos lobisomens, devido a isso, foram chamados de  'pêssego de lobo' durante muitos anos.

Depois de ver que os mitos e as supertições só afastaram as pessoas do consumo de alimentos que fazem muito bem para o organismo do ser humano, vamos entender um pouco mais sobre o uso terapêutico. As plantas de hábitos noturnos, em sua maioria, têm grandes qualidades terapêuticas. As folhas dessas plantas possuem nicotina e essa se tornou uma das principais razões para fazer uso fitoterápico.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os vegetais de hábitos noturnos, sabe que elas podem ser ótimas aliadas para a sua saúde. Que tal colocá-las em seu dia a dia e assim melhorar a saúde de seu organismo incluindo-os em diversas receitas com vegetais?

Fonte: Hospitalityinfocentre

 



Leave a Reply