Panela ideal para cada tipo de receita


0 votes

Entrar em uma loja cheia de panelas para muitas pessoas é um verdadeiro sonho, para outras é um pesadelo. Afinal, para que serve tantas panelas? Já passou pela sua cabeça que cada receita tem um tipo ideal de panela? Vamos conhecer um pouco mais, agora!

Entrar em uma cozinha e encontrar uma imensidão de panelas pode ser bastante difícil. No entanto, essa grande variedade de panelas é necessária para ajudar na hora da preparação dos pratos, pois cada panela tem um modo de cozinhar e desta maneira deixar o alimento do jeito certo.



Vamos conhecer alguns tipos de panelas que encontramos com maior facilidade em nossas cozinhas? Confira a seguir e veja se está cozinhando com as panelas certas!

As panelas ideais para cada tipo de receita

A panela para todos os momentos

Vamos começar pela panela mais usada, aquela que podemos fazer arroz, risotos, cozinhar carnes e frango, até mesmo o estrogonofe. Esta panela é usada quando a receita que você vai fazer não precisa de uma panela específica, por isso, aposte nela! Ah, sabe o brigadeiro que você adora fazer? Essa panela é ideal para fazer, pois o cabo comprido, o formato redondo e a profundidade permite que você mexa a comida sem que ela queime.

A frigideira funda

Quando precisar fritar batatas fritas, essa é a frigideira ideal! A profundidade dela é perfeita para fritar alimentos por imersão, em outras palavras, alimentos que precisam fritar completamente. Frango frito e empanados também são alimentos próprios para serem fritos na frigideira funda.

Frigideira rasa

A frigideira rasa é própria para efetuar frituras que não soltem muita água, fazer bifes, grelhar frango, ovos e até mesmo farofa.

Cuscuzeira

Panela típica do nordeste, onde é costumeiro fazer o cuscuz, o alimento feito com farinha de milho é bastante comum e com a cuscuzeira facilita bastante o cozimento.

Caldeirão

Panela grande e funda própria para fazer cozidos, feijoadas, caldos, sopas e até caldeiradas de frutos do mar.



Panela de pressão

A temida panela de pressão é própria para fazer alimentos cozidos mais rapidamente, já que a pressão acelera o cozimento dos alimentos.

Caçarola

Panela grande e funda, própria para fazer arroz, risoto, sopas e outros alimentos. Suas alças laterais são próprias para ajudar na hora de levar para a mesa.

Wok

Você pode não estar associando o nome à panela, mas vai se lembrar dela rapidamente. Já viu a panela grande que os mestres culinários orientais costumam fazer seus alimentos? Ela serve para fritar, dourar e até mesmo cozinhar mais rapidamente. O segredo dessa panela é que o centro e o fundo esquentam mais rapidamente, por isso permite que os alimentos sejam refogados de maneira igual.

Espagueteira

Parte de uma panela que se encaixa no caldeirão. Tal panela é cheia de furinhos, por isso, enquanto o alimento está cozinhando, ele fica imerso na água fervente e para escorrer basta retirar o escorredor de dentro do caldeirão.

Agora que você já sabe para que serve as principais panelas, pode se aventurar dentro da cozinha e preparar pratos incríveis.

Fonte:  Coltelleriaramagni



Leave a Reply