Quantas vezes posso reutilizar o óleo de frituras?


0 votes

Uma boa notícia é que você não precisa sempre trocar o seu óleo de fritura fora. Ele pode sim ser reaproveitado. 
No entanto, desconfie se alguém lhe disser o número de vezes que você pode utilizar o óleo. Não há um número certo. Isso dependerá de uma série de fatores que diremos a seguir.
 

Um pouco sobre a fritura

Quantas vezes posso reutilizar o óleo de frituras?

O que acontece quando fritamos um alimento é que a fritura desidrata eles. Assim que o alimento está no óleo, ele começa a borbulhar. Estas bolhas são bolsas de água, que na gordura são vaporizadas. Elas saem do alimento, vão para o óleo e logo depois vão para a atmosfera.
Quanto mais quente o óleo, mais rapidamente essas bolhas de água vão saltar do alimento. 
Então, quais são os fatores que determinarão a duração do meu óleo?
1) Como você fará a sua fritura
A maneira que você fritará o seu alimento influenciará muito em sua duração. Nos restaurantes, por exemplo, o óleo dura mais que nas residências.
Isso ocorre porque nos restaurantes são usadas as fritadeiras com peneiras. Assim, quando se frita um alimento o que afundará será somente alguma farinha do empanado ou pequena partícula, o que pode ser coado depois. 
Já em casa, fritamos direto na panela, o que polui o óleo. E muitas vezes não o coamos depois.
2) O tipo de revestimento do alimento que você vai fritar
Se você for fritar um frango sem que ele esteja empanado, costelas de porco, obviamente o óleo ficará mais limpo. No entanto, se você for fritar anéis de cebola ou batata empanada, obviamente muitos detritos ficarão no óleo. Assim, alimentos que quando fritos agridem o óleo, devem ser usados apenas 3 ou 4 vezes.
3) O tipo de alimento que você vai fritar
Um frango sem gordura quando frito não afetará muito o óleo. No entanto se você for fritar algo mais gorduroso, ficará no óleo uma parte de gordura saturada que fará com que o óleo dure menos tempo.
Assim, observe tudo e tenha bom senso. Só isso determinará realmente o tempo que seu óleo vai durar.



Fonte: Seriouseats



Leave a Reply