Queijo e goiabada: dupla sempre na moda


0 votes

Algumas combinações que surgem de maneira muito simples acabam se tornando possibilidades comuns para sempre, como é o caso da junção entre queijo e goiabada que nunca sai de moda.

Poder da união de queijo e goiabada

Queijo e goiabada: dupla sempre na moda

A união entre estes dois componentes da culinária é bem antigo remontando aos tempos de colônia do Brasil com a substituição do marmelo pela goiaba vermelho que originou a goiabada.



Mas a combinação deste doce tão comum nesta época com o queijo aconteceu de maneira casual quando alguém resolveu eliminar um pouco do doce da goiabada com um pequeno pedaço de queijo.

No início esta mistura era feita com goiabada do tipo cascão com queijo branco ou ainda requeijão de corte contendo uma consistência mais forte sendo que na década de 1970 os dois combinados foram chamados de “Romeu e Julieta”.

Mesmo tendo se passado tanto tempo de sua criação inicial o uso do queijo com goiabada ganha nos dias atuais muitas inovações como petit gâteau de goiaba com sorvete de queijo ou ainda um crème brûlée de goiaba.

As alternativas de unir goiabada e queijo continuam em pratos como o Jean et marie que tem queijo meia cura derretido com goiabada cremosa e ainda uma alternativa mais sertaneja chamada de Lampião e Maria Bonita com goiabada, queijo meia cura e calda de rapadura.

É possível ainda aproveitar versões luxuosas desta mistura como uma goiaba confit com sorvete de queijo de cabra e tuile de pistache bem como uma mistura de temperaturas com uma goiaba assada servida ainda quente com sorvete de queijo de cabra e sorbet de goiaba.

Portanto, a união de queijo e goiabada é antiga mas se mantém sempre na moda e atual com estas criações apresentadas e muitas outras como goiabada quente com espuma de queijo branco, mousse de queijo com calda de goiaba ou ainda um suflê de goiabada com calda de Catupiry.



Fonte: Goy



Leave a Reply