Sal rosa do Himalaia: benefícios e curiosidades


0 votes

   Como base na alimentação diária, a utilização do sal é indispensável para dar sabor aos alimentos e sensação de saciedade após uma refeição. Porém, o sal refinado branco é composto de cloreto de sódio (97% aproximadamente) e acrescido de produtos químicos, o que traz alguns  males a saúde, devido a sua formulação.  Sua produção é basicamente feita pela maioria de seus minerais retirados, restando apenas o cloreto e o sódio. Em seguida ele é branqueado e limpo com produtos químicos, para então ser aquecido a temperaturas elevadas. O iodo que é adicionado, quase sempre, sintético.
   Atualmente uma nova opção de sal tem ganhado espaço na cozinha de muitas pessoas que buscam por hábitos saudáveis, chamado sal rosa do Himalaia ou apenas sal rosa, este é considerado o mais antigo e puro dentre os sais e é rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro, por conta disso seus cristais possuem coloração rosada e sabor suave. Esse sal não passa por nenhum tipo de processamento, ele é extraído e lavado manualmente, tornando-o ainda mais puro e tem quase metade do sódio do sal comum, 1 g de sal do Himalaia possui 230 mg de sódio, já ó refinado contem em 1 grama de sal 400 mg de sódio. Apesar de ser vendido por um custo muito mais elevado que o sal convencional, é necessário uma menor quantidade de sal do Himalaia para salgar a comida.
   O consumo de sal é essencial à nossa saúde e alimentação, atuando na regulação da água de nosso corpo e na entrada e saída de nutrientes e de outras substâncias de nossas células, sendo indispensável para a nossa saúde e para o bom funcionamento do organismo. Além disso, o sódio também controla funções vitais, como os batimentos cardíacos, contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos.
   Existe uma visão de que o sal é apenas um vilão, mas isso é um mito. O sal tem sua importância, porem quando usada de maneira correta e consciente, buscando a qualidade do produto, daí a diferença entre sal refinado e sal rosa do Himalaia. 
Benefícios encontrados no sal rosa:
•    Contribui para a saúde vascular;
•    Auxilia em funções respiratórias;
•    Promove o equilíbrio do potencial hidrogeniônico (pH) no interior das células;
•    Reduz sinais de envelhecimento;
•    Promove padrões de sono saudável;
•    Prevenção de cãibras musculares;
•    Fortalecimento dos tecidos ósseos;
•    Redução da pressão arterial;
•    Melhora a circulação;
•    Desintoxica o organismo de metais pesados.
•    É extraído e lavado à mão;
•    Não contém poluentes e/ou contaminantes em sua composição (como é o caso dos -tipos mais comuns de sal);
•    Regula o teor de água em todo o corpo;
•    Não é refinado.
   Por estes motivos atualmente tem ocorrido uma grande busca por alternativas mais saudáveis como a utilização do sal do Himalaia. 

   O Sal que estamos falando vem mesmo do Himalaia e é colhido em depósitos milenares de sal que provém de vestígios de um enorme oceano pré-histórico. O que ocorre é que devido a enorme pressão exercida ao formar-se a cordilheira do Himalaia durante milhões de anos este sal oferece muitas qualidades e propriedades orgânicas superiores ao sal comum, e com qualidades do local de sua origem. Produzido no Nepal e China, o Sal do Himalaia vem de uma reserva natural, aos pés da Cordilheira. Apesar de estar nas montanhas, ele é de origem marinha, um pedaço de oceano aprisionado em rocha durante as convulsões que sacudiram o planeta em seus primórdios há mais de 250 milhões de anos.
   Curiosidade:  Além do Sal Rosa fino e grosso, A tábua de Sal Rosa do Himalaia pode ser levada ao fogo e é perfeita para grelhar carnes, aves, peixes e frutos do mar. O sabor e apresentação ficam maravilhosos.



 



Leave a Reply