Substâncias perigosas nos alimentos: descubra e evite estes riscos


0 votes

As práticas de alimentação muito conhecidas na atualidade trazem de varia das formas substâncias perigosas nos alimentos, que são esquecidas ou mesmo desconhecidas pelas pessoas sendo que aos principais iremos abordar em seguida neste artigo.

Conheça as principais substâncias perigosas nos alimentos

Substâncias perigosas nos alimentos: descubra e evite estes riscos

Um dos riscos mais comuns está relacionado ao uso de vasilhas plásticas para o armazenamento de comidas os quais podem contar em sua composição com o BPA (Bisfenol A) e com isso influenciam o organismo alterando os hormônios da tireóide determinando variações diversas como o ganho de peso.



Outros produtos que possuem este tipo de substância são latas de alimentos como milho, molho de tomate, papel-filme para embalar alimentos sendo que a liberação do bisfenol ocorre tanto no congelamento como no aumento da temperatura dos alimentos no interior destas embalagens.

Para evitar o seu consumo é preciso reduzir o uso de vasilhas plásticas ou a sua realização em potes que sejam livres de bisfenol A  mas sem adicionar neles alimentos quentes, não levar ao micro-ondas e nem no freezer.

É preciso ainda reduzir ao máximo o consumo de alimentos enlatados e ainda rejeitar garrafas descartáveis que tenham sido recicladas mais de 3 vezes porque neste caso elas usaram o bisfenol A em sua elaboração.

Outro perigo contido nos alimentos são metais pesados como chumbo, resíduos de alumínio ou ainda mercúrio que causam lesões em diferentes órgãos do corpo como o sistema nervoso central, fígado e problemas cardíacos.

Para que estas complicações não ocorram é importante não guardar alimento em panelas ou embalagens feitas de alumínio preferindo neste caso as de porcelana ou de vidro e ainda escolha peixes de boa procedência e que de preferência venham de pequenas cultivações que não tem tantos riscos de contaminação.

Além disso, outras substâncias perigosas nos alimentos são modalidades como os agrotóxicos e ainda os variados aditivos químicos que são encontrados nos mesmos que podem ser evitados por meio do consumo de alimentos orgânicos e ainda evitando o consumo de opções industrializadas de alimentos.



Fonte: Askmen



Leave a Reply