O Natal está se aproximando e neste tempo começam a surgir os alimentos típicos desta data como o panetone, mas muitas pessoas não gostam deste tipo de pão e podem variar o cardápio com a sua troca pelo pão doce alemão Stolen.
Como é o pão doce alemão Stolen
O início da elaboração do pão Stolen se refere ao ano de 1427 na Alemanha sendo feito na época com farinha, óleo, água e levedura. Mas como não usava manteiga, proibida por motivos religiosos, era duro e sem grande sabor.
Esta situação mudou somente quando o papa Innocent VIII permitiu o uso da manteiga na preparação do pão Stolen mas apenas para a família real sendo que a liberação foi geral quando o país se tornou protestante.
Depois disso com o passar do tempo até chegar nos dias atuais o pão Stolen passou por muitas melhorias e se tornou um bolo de sabor doce bem imponente com diferentes ingredientes que são usados na atualidade tendo o formato de um rocambole com uma massa doce e bem macia recheada com frutas secas e/ou cristalizadas assim como no panetone.
A sua elaboração é mais fácil e demanda menos trabalho quando comparada com a do panetone possuindo ao final um aroma mais cítrico para ser saboreado e conta com cobertura feita de açúcar de confeiteiro.
Este pão doce alemão chamado Stolen pode ser consumido de maneira isolada com o acompanhamento desejado em dias corriqueiros como pode no Natal ser apreciado junto com outros doces natalinos típicos deste período tão belo.
Assim, o pão doce alemão Stolen é uma boa opção para quem deseja apreciar no período de Natal que se aproxima outra possibilidade de alimento que tem o sabor e características típicas desta época tão bela do ano.
Fonte: 1-800-bakery