Conheça uma lista com os melhores alimentos para gestantes e cuide da saúde da mãe e do bebê em todos os momentos.
Uma gestante precisa comer bem, mas isso não significa que deva comer por dois e sim para os dois. Isso porque ela precisa de qualidade alimentar e não quantidade. Muitas mamães ficam com dúvidas sobre a sua alimentação e isso é algo completamente normal, já que as futuras mamães não querem colocar em risco a vida ou saúde do bebê.
É importante que as gestantes incluam alimentos que tenham ácido fólico. Ele é encontrado em vegetais de cor verde escuro, como couve, espinafre e brócolis, assim como também em frutas cítricas e em cereais. Mas cuidado ao preparo, pois não deve ser cozido em altas temperaturas e nem em micro-ondas para não perder o ácido fólico presente, mas opte pelo vapor.
Alimentos que tenham magnésio também é fundamental e ele é encontrado em soja, nozes, frutos do mar, cacau, ervilhas, cereais integrais e nos feijões.
Conheça os alimentos mais indicados para as gestantes
Conheça dicas de alimentos ideais para as gestantes, mês a mês:
1º mês: brócolis
Inclua brócolis na sua alimentação, pois ele é um alimento rico em ácido fólico, que está presente também em couve-manteiga e no espinafre, frutas cítricas, aspargo e gema de ovo. Sem contar que o brócolis é um dos alimentos que mais oferecem água e uma boa dose de antioxidantes, vitaminas, cálcio e fibras, essenciais ao nosso corpo.
Na gestação a mulher precisa aumentar o seu consumo por ácido fólico nas primeiras semanas da gestação, principalmente pelo fato de que ele ajuda na formação inicial do corpo da criança.
2º mês: banana
A banana é uma fruta muito rica em carboidratos, pois contém vitamina B6. Se for ingerida no início da gravidez, ela então auxiliará para a formação do feto e diminuirá os enjoos. A vitamina B6 da banana é encontrada também em outros alimentos, como carnes magras, legumes e peixes.
3º mês: iogurte
Colabora para aumentar a imunidade da mãe e de seu bebê, além de ser uma bebida que dá conta do bom funcionamento do intestino e do relógio biológico. É uma bebida que pertence à família dos probióticos, assim como o leite fermentado, por exemplo.
4º mês: abacate
O abacate é uma fruta muito rica em magnésio e na gestação se torna indispensável. O magnésio colabora no combate de câimbras, fadiga e no cansaço, além de que evita contrações uterinas muito cedo. Além do abacate, o que possui magnésio são: cacau, feijões, cereais integrais, soja, nozes, ervilhas e água de coco.
5º mês: cereais integrais
Evitam a constipação intestinal, o que é comum na gestação. Você pode aliar os alimentos ricos em fibras a se manter hidratada.
6º mês: acerola
A acerola é rica em vitamina C, o que aumenta a imunidade e ajuda a evitar gripes, resfriados e previne infecções. Sem contar que melhoram a absorção de ferro, que é uma propriedade muito importante encontrada em verduras escuras, carnes e no feijão.
7º mês: leite e seus derivados
Nas versões mais magras, o leite e derivados são essenciais para o desenvolvimento dos ossos, pois são ricos em cálcio. Se não houver um consumo ideal de cálcio, o mineral é tirado dos ossos da gestante para poder formar o bebê. São muitos os alimentos ricos em cálcio, como o brócolis, couve, espinafre, mostarda, manjericão e salsa. Além das folhas verdes, também os peixes como o salmão e a sardinha e os grãos e cereais, como a semente de gergelim, castanha-do-pará e feijão.
8º mês: salmão
É rico em ômega 3, este ajuda no desenvolvimento cognitivo e físico do bebê, além de prevenir a ansiedade, hiperatividade e impulsividade no decorrer da vida. Pode ser encontrado também em avelãs, nozes, castanhas, atum, sardinha, linhaça, entre outros.
9º mês: amêndoa
São ricas em ácidos graxos poli-insaturados, que são necessários para o desenvolvimento neurológico e para a f unção visual do bebê.
Fonte: Healthblog