O natal se aproxima e para uma ceia completa não pode faltar um bolo bem gostoso e característico da época.
INGREDIENTES
85 g de passas
85 g de passas brancas
85 g de peras secas, picadas
85 g de ameixas secas sem caroço, picadas
85 g de figos secos, picados
85 g de tâmaras secas sem caroço, picadas
250 ml de suco de maçã
50 g de nozes-pecã, picadas
50 de gengibre cristalizado, picado
Raspas e suco de 1 limão sciciliano
5 colheres de sopa de óleo de girassol
1 ovo
75 g de açúcar mascavo
115 g de farinha de trigo branca com fermento
115 g de farinha de trigo integral com fermento
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de uma mistura de temperos variados, como canela, cravo e noz-moscada
3 a 4 colheres (sopa) de leite semidesnatado, conforme necessário
Decoração
2 colheres (sopa) de geléia de damasco
55 g de cerejas cristalizadas
30 g de avelãs
40 g de nozes-pecã, cortadas ao meio
40 g de nozes, cortadas ao meio
55 g de gengibre cristalizado, em fatias
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
anúncio
MODO DE PREPARO
Coloque todas as frutas secas numa panela de tamanho médio. Acrescente o suco de maçã e cozinhe em fogo médio até ferver. Coloque a tampa e deixe cozinhar em fogo baixo por 3 a 4 minutos ou até as frutas começarem a absorver o líquido.
Desligue o fogo, mas permaneça tampada, e aguarde até que esteja completamente fria.Junte as pecãs, o gengibre, as raspas e o suco de limão.
Ligue o forno para aquecer a 150°C. Pincele uma forma redonda com buraco no meio, de 23 cm de diâmetro, com um pouco de óleo. Em uma vasilha, bata o óleo de girassol, o ovo e o açúcar até formar uma mistura homogênea.
Peneire as farinhas de trigo branca e integral, o fermento em pó e os condimentos numa tigela grande, incluindo o farelo que ficar na peneira. Coloque a mistura das frutas que ficaram de molho, a mistura do ovo e misture bastante para combinar tudo. Acrescente leite o suficiente para obter uma massa relativamente mole.
Despeje a massa para a forma e alise a superfície.Leve ao forno por aproximadamente 1 hora e 30 minutos ou até o bolo crescer e ficar firme e dourado, começando a se afastar das laterais da forma.
Aguarde o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo. Envolva em papel manteiga e papel-alumínio, e espere de 2 a 3 semanas para a maturação antes de servir.
Para decorar o bolo, esquente a geléia com 1 colher de chá de água, em seguida passe-a por uma peneira. Pincele o topo do bolo com a geléia e enfeite com as cerejas, as nozes e o gengibre cristalizado, apertando-os delicadamente sobre a geléia. Salpique açúcar de confeiteiro peneirado.
Informamos que a receita presente nesta página foi enviada nossos usuários através do e-mail, cadastro efetuado no site ou capturadas na internet de acordo com fonte citada. Se você achou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, não deixe de entrar em contato conosco clicando aqui.