Ingredientes:
Para a manteiga:
- 100 gramas de manteigagelada em cubinhos pequenos
- 100g de farinha de trigo
- 100g de açucar cristal
Para o Recheio:
- 300 gramas de maçãs
- 100g de açucar cristal
- Noz moscada ralada a gosto
- Canela em Pó a gosto
- Gengibre em Calda a gosto
Modo de preparo:
Da massa:
- A massa precisa ser quebradiça, por isso não pode desenvolver muito o glúten durante o preparo. Previamente, corte a manteiga em cubos pequenos (quanto menor melhor) e deixe no congelador por uns minutos para ficar bem firme. Deixe o açúcar e a farinha de trigo também na geladeira. Trabalhar com todos os ingredientes gelados é melhor porque evita que a manteiga derreta durante a elaboração da massa, se isso acontecer ela vai hidratar o trigo e começar a dar maciez.
- Junte todos os ingredientes numa tigela, com as pontas dos dedos esmigalhe os cubinhos de manteiga com o açúcar e o trigo, fazendo uma farofa. Se tiver um processador de alimentos é só processar tudo até ficar com uma consistência arenosa. Não é preciso ficar totalmente homogêneo.
- DICA: Se usar um processador, não deixe a massa passar da metade da altura do seu pote, o peso da massa e o seu volume pode resultar em esmagamento e logo em desenvolvimento da elasticidade e maciez. Use a opção pulsar.
- A massa pronta tem aparência de farofa mesmo, com alguns flocos residuais de manteiga e flocos ou bolinhas de massa com tamanhos irregulares porém pequenos.
- Enquanto faz o recheio, mantenha a massa na geladeira para evitar que a manteiga derreta.
Do recheio:
- Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos.
- DICA: É importante cortar as maçãs e colocá-las imediatamente numa tigela com uma solução ácida. Isso irá impedir o escurecimento enzimático chamado de polifenoloxidase. Eu uso 200ml de água para cada suco de um limão taiti. Uso o limão Taiti por ser mais barato, mas pode ser o siciliano ou mesmo vinagre. Enquanto for cortando as maçãs vá colocando na solução até o final do processo.
- Tenha já disponíveis os potes que irão ao forno com sua preparação. Escorra as maçãs e misture-as com o açúcar, a canela, a noz moscada e o gengibre em calda, drenado (não recomendo o gengibre fresco porque é muito forte).
- Preencha seus potes com essa mistura deixando espaço para uma camada da massa, que deve ser colocada por cima, distribuída sem ser pressionada, cobrindo toda superfície.
- Coloque seus potes numa assadeira e leve ao congelador por 15 minutos enquanto o seu forno pré aquece a 180ºC a 200ºC.
- Coloque-os para assar até que a superfície da massa fique corada. Nesse período o recheio vai cozinhar e pode borbulhar um pouco. Ao retirar do forno (em média de 1h30, mas pode variar dependendo do forno, do tamanho dos potes etc) a massa vai estar maleável, mas espere ela esfriar e estará crocante.