Risoto de Feijoada
Receita enviada por:
cozinheira
Ingredientes:
- 1 caixa de feijão pronto
- 1 unidade de linguiça calabresa
- 1 unidade de paio
- 300 gramas de lombo salgado
- 300 gramas de carne seca cozida e desfiada
- 1/2 kg de lombo defumado
- 1/2 kg de costelinha defumada
- 1 e 1/2 xícara de cebola picada
- 50 grams de bacon picado
- 2 dentes de alho picado
- 2 xícaras de chá de cebola picada
- 1 folha de louro
- 1 xícara de chá de óleo
- 4 colheres de sopa de azeite
- 300 gramas de arroz arbóreo
- 3 colheres de sopa de cachaça
- 1 xícara de chá de óleo
- 1 tomate picado em cubos
Modo de preparo:
- Retire o feijão da caixa, separando o caldo e lavando os grãos. Reserve os grãos e coloque todo o caldo em uma panela grande.
- Dessalgue a carne seca e o lombo. Escalde todas as carnes para retirar o execesso de gordura. É importante tirar bastante o sal, pois é com este caldo que será feito o risoto.
- Cozinhe todas as carnes, exceto a carne seca. Conforme forem cozinhando, vá reservando as carnes em um pote.
- Em uma frigideira, frite o bacon junto com os dentes de alhos e uma xícara de cebola. Deixe refogar bem, e depois adicione ao caldo. Coloque as folhas de louro e deixe ferver mais um pouco. Se necessário, vá adicionando água ao longo do processo. Reserve, separadamente, as carnes, o caldo e o feijão.
- Agora vamos preparar a palha de carne seca: em uma frigideira, coloque óleo e adicione a carne seca até que ela fique bem frita. Isso fará com que ela fique muito crocante. Reserve.
- Hora de fazer a receita básica de risoto: em uma panela, aqueça um pouco de azeite e uma colher de manteiga. Quando estiver bem quente, adicione o arroz e deixe fritar rapidamente. Depois, adicione a cachaça e deixe o seu álcool evaporar. Aos poucos, vá adicionando conchas do caldo em que foram cozinhadas as carnes.
- Receita de Risoto de Feijoada
- Agora é paciência, pois você não deve parar de mexer. Cuidado para que o arroz não grude na panela. Conforme for evaporando o caldo, vá acrescentando mais conchas. Só tome cuidado para não exagerar, deixando o arroz empapado. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja al dente, levemente úmido, mas sem caldo em excesso.
- Quando o risoto estiver no ponto, acrescente as linguiças, a costela, o lombo e o feijão e o tomate. Se quiser, pode colocar um punhado de salsinha picada. Para finalizar, sirva o risoto coberto a palha de carne seca