Ingredientes:
Para o duxelle de cogumelo:
- 25g manteiga
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 2 cebola, finamente picadas
- 8 cogumelos castanha picados
- 2 colheres de sopa de creme
Para a Wellington:
- Óleo vegetal traço para fritar
- 1,2 kg filé
- sal e pimenta a gosto
- 3-4 crepes
- 225g de massa folhada
- 2 gemas de ovos levemente batidas
Para a batata dauphinoise:
- 1 dente de alho, cortados ao meio
- 1 kg batatas cerosas, descascadas e finamente fatiadas
- 500ml creme de leite
- Sal e pimenta a gosto
Para a redução de Madeira e porto:
- Noz de manteiga
- 1 cebola, finamente picada
- 100ml de vinho do porto
- 100 ml de vinho Madeira
- 500ml caldo de galinha
- 1 colher de sopa de trufas peelings em salmoura, escorridas
Modo de preparo:
Para duxelle de cogumelo:
- Aqueça a manteiga e óleo vegetal em uma frigideira.
- Uma vez quente, adicione a cebolinha picada e frite, mexendo sempre, por dois minutos.
- Adicione os cogumelos picados.
- Reduza o fogo um pouco e continue mexendo e cozinhe por cerca de 10 minutos até que os cogumelos estejam suavizadas e seu líquido tenha evaporado.
- Acrescente o creme de leite e cozinhe por mais dois minutos e retire do fogo e deixe esfriar.
Para a Wellington:
- Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo alto. Tempere o filé todo com sal e pimenta. Uma vez que o óleo esteja fumando, adicione a carne e frite por todos os lados até que ela fique na cor de caramelo-marrom. Retire para um prato e deixe esfriar.
- Coloque os crepes na superfície de trabalho, uma camada espessa, mas que se sobreponham - o que você precisa para criar cerca de duas vezes a espessura do filé de uma área, e cerca de 2,5 cm a mais em cada extremidade. Espalhe a duxelle cogumelo sobre os crepes.
- Passe levemente o filé em um papel de cozinha para retirar o excesso de umidade, antes de colocar a carne em cima da duxelle.
- Rolar cuidadosamente o lado mais próximo a você sobre a carne que encerra dentro dos crepes e cogumelos. Os crepes devem cobrir a carne de todos os lados, mas aparar qualquer excesso.
- Coloque o filé envolto em uma folha de filme plástico e envolva-o firmemente em um cilindro. Separe na geladeira até que esteja completamente frio por cerca de meia hora.
Para a batata dauphinoise:
- Preaqueça o forno a 150C. Esfregue o interior de uma assadeira funda ou caçarola com o alho cru.
- Coloque as batatas cortadas em uma tigela e despeje sobre o creme de leite e tempere com sal e pimenta do reino moída. Mexa para revestir as batatas, em seguida, coloque-as uniformemente na assadeira com o alho.
- Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe cozinhar por mais 20-30 minutos, enquanto você prepara o Wellington.
- Role a massa sobre uma superfície bem polvilhada com um retângulo com uma espessura de cerca de 3mm.
- Escove a massa com gema de ovo batido. Retire o filme plástico do filé e local para o meio da massa.
- Enrole a massa por cima do filé. Levemente estique uma borda da costura de modo que não fique muito grosso, em seguida, pressione com firmeza para selar.
- Você deve ser deixado com um tubo que está aberto em ambas as extremidades. Pressione levemente as extremidades da pastelaria junto com um rolo para selar e deixe finas as duas peças.
- Então, com uma pequena faca, apare as bordas de cada lado para formar uma forma de triângulo. Pincele o triângulo de massa com um pouco de ovo e pressione-o contra o lado do Wellington. Repita com o outro lado antes de capotar para que o Wellington está do lado da emenda para baixo.
- Coloque o Wellington em uma assadeira, pincele com a gema de ovo restante reserve na geladeira para esfriar por 5-10 minutos.
- Aumentar a temperatura do forno para 180 ° C sendo que a dauphinoise deve permanecer no forno.
- Remova o Wellington da geladeira e marque um padrão de sua escolha até o topo.
- Coloque no forno com batatas a dauphinoise e leve ao forno por 25 minutos.
- Remova o Wellington do forno e deixar em repouso durante 10 minutos. Isso deve lhe dar um acabamento perfeitamente rosa para sua carne.
- Se preferir mais cozido, deixe no forno por mais tempo, mas você deve garantir que a carne esteja bem descansada.
Para a redução da Madeira e porto:
- Aqueça a manteiga na mesma panela em que você cozinhou o filé em fogo médio. Uma vez que borbulhar, acrescente a cebola e frite por 3-4 minutos, ou até ficar macia.
- Aumente o fogo e adicione o vinho porto e Madeira. Cozinhe até que o volume de líquido tenha reduzido pela metade e, em seguida, adicione o caldo. Reduza novamente pela metade.
- Quando o molho tiver uma consistência de xarope espesso, coe numa peneira fina. Misture as cascas de trufas e mantenha aquecido até que esteja pronto para servir.
- Sirva as fatias do bife de Wellington com a batata dauphinoise ao lado e a redução de porto e Madeira.