Tipos de açúcares


0 votes

Você já viu quantos tipos de açucares são encontrados no supermercado? Pois é, cada um deles tem uma indicação correta, vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

O açúcar é um dos alimentos que nunca falta na mesa dos brasileiros, serve para adoçar o cafezinho do dia a dia, o suco, a vitamina. Também é usado em sobremesas e em receitas simples como os bolos e até mais complexas. E para cada uma dessas utilizações existe um tipo ideal de açúcar, vamos conhecer cada um deles e onde eles melhor se aplicam.



Os tipos de açúcares

O açúcar refinado

O açúcar mais conhecido e usado no dia a dia é com ele que adoçamos o café e o suco. Além de fazermos o bolo e outras receitas. Ele é branco, fino e – normalmente – dissolve completamente e não deixa nenhum resíduo, claro se você não colocar em excesso. Os médicos pedem que ao comprar o açúcar refinado procurem um que não seja tão branco, ou seja, menos refinado. Lembre-se que quanto menos industrializado melhor.

O açúcar cristal

Muitas pessoas costumam confundir o açúcar cristal com o refinado. Eles chegam até a ser parecidos, mas o açúcar cristal tem um granulado mais grosso e isso faz com que ele não seja dissolvido tão facilmente. Ele é bastante usado para fazer geleias, compotas de doces e as caldas.

O açúcar mascavo

Esse é outro tipo de açúcar muito usado nos dias atuais, pessoas que fazem dietas, que não gostam de alimentos muito industrializados e os macrobióticos também adoram o açúcar mascavo. Este açúcar é mais que escuro que os outros, possuindo uma cor marrom, que lembra a rapadura.

Tanto a cor como o sabor e o cheiro do açúcar mascavo lembra a rapadura e tudo isso se dá porque o açúcar mascavo é oriundo da cana de açúcar. Mais precisamente do cozimento e da cristalização do caldo da cana de açúcar e o mais importante, ele não é refinado!

Além do uso no dia a dia, este tipo de açúcar também é usado na hora de fazer pães e doces, já que ele dá um sabor mais acentuado que o refinado.

O açúcar demerara

Este é um açúcar que não é muito conhecido entre o grande público, de nome 'estranho', mas possui um leve processo de refinamento. O nome é oriundo da região da Guiana, que é rica na produção de cana de açúcar, por isso o nome. Uma das principais características do açúcar demerara é que ele também possui uma cor mais escura, assim como o açúcar mascavo ele é usado na produção de doces. Pode-se dizer que o açúcar demerara é um dos melhores, pois como o processo de refinamento é quase inexistente, ele não tem perda de nutrientes. Por outro lado, ele é um dos mais açucares mais caros que encontramos no mercado.



O açúcar de confeiteiro

Por fim e não menos importante, o açúcar de confeiteiro, como o próprio nome diz, ele é próprio para confeitar. Sua principal característica é ser bastante refinado, o que o deixa muito fino e branco, chegando a parecer com talco. É com eles que fazemos o chantilly e os suspiros.

Depois de conhecer todos esses tipos de açúcar, você já sabe que pode escolher o melhor para a sua saúde. Aproveite e descubra qual o que você mais gosta.

Fonte: Willcookforfriends



Leave a Reply