Comer carne estragada pode fazer muito mal à saúde. Aprenda a identificar quando ela está estragada e evite problemas.
A maior parte das infecções alimentares é causada pela salmonela e E.coli, onde a grande quantidade envolve carnes estragadas. Só nos Estados Unidos são milhões de casos de intoxicação alimentar e mesmo que a carne fresca pode estar infectada, as chances de uma pessoa ficar doente é maior devido ao tempo da carne, que cresce exponencialmente.
É fundamental que uma pessoa saiba identificar quando a carnes está estragada, imprópria para o consumo para não ter que passar pelos efeitos desagradáveis da intoxicação alimentar. Veja aqui algumas dicas para saber identificar uma carne estragada:
- Data de validade
A primeira coisa a fazer é checar a data de validade na embalagem do produto. Os supermercados e açougues que estiverem vendendo carne vencida não estão cometendo algo ilegal, pelo menos não sempre, mas a dica é não comprá-las jamais, mesmo que o preço seja bastante atrativo.
- Cheiro
Cheire a carne para perceber algo ruim. Essa é a maneira mais fácil para descobrir se a carne está ou não estragada. Não importa o tipo de carne que você possui, se ela não estiver com um cheiro normal e sim desagradável ou rançoso, não coma. Ao comprar carne moída que esteja aparentemente boa, mas quando abre o pacote percebe que o cheiro não está 100%, mas com um leve odor, isso significa que a carne está começando a estragar ou então que o lugar que a vendeu usou monóxido de carbono quando a embalou só para que ela mantivesse uma cor vermelha e bonita, agradável aos olhos dos compradores, mesmo que tenha feito isso após a carne estragar. Jamais corra o risco de comer uma carne com odor pútrido. as carnes de aves mesmo tem um cheiro mais distinto quando começam a estragar.
- Cor
A cor da carne diz muito sobre ela e não é preciso que ela tenha passado da data de validade para estragar, já que ela apresenta um cor estranha mesmo dentro da validade quando estragou. Mas por outro lado uma cor estranha não significa que ela esteja estragada, por exemplo, a carne de frango quando está boa pode ter uma cor entre amarelo a branco-azulado.
Já a carne de porco crua apresenta cor rosa-acinzentado, mas no caso da carne moída, isso pode se tornar mais complicado já que a maior parte da população associa uma carne fresca ao fato dela estar com uma cor vermelha intensa. Só que essa cor apresentada nas carnes embaladas não é uma cor natural da carne de boi que está fresca e ocorre devido a exposição da carne ao ar.
Se tivesse como a carne moída fresca ser embalada a vácuo, longe de oxigênio, a cor dela então seria vermelho-arroxeado. Do contrário do que se pensa, se ela ficar marrom não significa que estragou, já que a cor da carne de animais mais velhos tendem a ser mais escuras da dos animais mais novos. Sem contar que a luz do ambiente pode causar uma reação na carne, o que a torna um vermelho-amarronzado.
- Inspecione a carne
Gaste sim um tempo para inspecionar a carne que deseja comprar, lembrando que a carne estragada tem uma textura pegajosa, sendo um sinal de que as bactérias começaram a multiplicar-se em sua superfície. A carne quando está ruim pode ficar também pegajosa ou viscosa, principalmente a carne de aves. Sinal de áreas pretas ou verdes significa mofo crescendo, jamais compre uma carne assim e nunca a consuma.
Fonte: Glenvillepacking