Aprenda como servir e beber saquê


0 votes

Vai receber os amigos em casa? Aproveite e sirva saquê! Não sabe como? Então veja aqui dicas para servir e beber.

O saquê é mais tradicional no Japão, mas isso não significa que você não possa tomar por aqui. Existem muitas tradições sobre como servir e beber saquê no Japão, que é um vinho de arroz japonês, porém raramente são seguidas fora desse país. Se você quiser aprender como e feito por lá para impressionar os seus amigos ou mesmo apenas para demonstrar um pouco de etiqueta, acompanhe o nosso passo a passo:



  1. Vasilhas tradicionais

Servido em um frasco pequeno que pode ser de cerâmica, mais conhecido no Japão por tokkuri. Ele é bulboso geralmente e tem um pescoço mais fino, porém existem outros modelos bem usuais, como o katakuchi que tem a forma de um bule de chá.

Se você quer algo mais tradicional ainda, use o ochoko, ou seja, um copo pequeno, sem alça. Tem pessoas que servem em um sakazuki ou num masu, que é uma caixinha de madeira. Mas se não se apagar tanto à tradição, você pode usar um copo de vinho normal, mesmo.

  1. Saquê aquecido

Você pode colocar o tokkuri na água fervente até que ele fique levemente acima da temperatura do corpo. O atsukan, ou saquê aquecido, é mais indicado para se tomar no inverno ou então quando o vinho é um vinho de baixa qualidade porque assim o sabor será neutralizado.

  1. O saquê

Você deve servir o saquê em todos os copos, exceto no seu. Para isso, segure com ambas as mãos o tokkuri, com as palmas para baixo. Use um guardanapo em volta do tokkuri para que o saquê não pingue. Então, encha todos os copos dos convidados, menos o seu porque os convidados é quem devem fazer isso.

Você até pode encher com apenas uma mão na garrafa, porém é preciso tocar a sua mão que está livre no braço que está segurando a garrafa. Isso é o mesmo que usar as suas duas mãos. E se a pessoa que está sendo servida é de posição inferior a sua, sirva usando apenas uma de suas mãos, mantendo a outra mão solta.

  1. Copo

Enquanto é servido, você precisa segurar o copo corretamente e no caso de situações mais formais, você segurará o seu copo enquanto serve. Para isso, segure com uma mão, lateralmente e coloque o copo na palma da outra mão, normalmente a mão esquerda.



No caso da pessoa que você está servindo o saquê tiver posição inferior à sua, segure o copo usando apenas uma mão.

  1. Brindes

Se estiver num restaurante japonês, diga Kampai e encoste os copos. No caso de estar com alguém de posição social maior do que a sua, a borda do seu copo então precisa ficar abaixo da do copo da mesma.

Lembre-se de que o saquê é um tipo de bebida bem forte, então não beba depressa e quando for beber, se vire para fora da visão da pessoa que é de uma posição mais alto que você. E se tiver bebendo com alguém que tem posição muito mais alta, não é inadequado se virar de costas ante de tomar o seu saquê.

Fonte: Uwajimaya

 



Leave a Reply