Arroz: conheça seus tipos e características


0 votes

O arroz é um alimento que está presente nas refeições dos brasileiros todos os dias mas que conta com peculiaridades que nem todos conhecem como os seus diferentes tipos com características específicas de cada um deles.

Características dos tipos de arroz

Arroz: conheça seus tipos e características

O mais conhecido é o arroz branco o qual não possui a sua casca sendo fonte de carboidratos e proteínas, mas perde as vitaminas e minerais comuns a este mineral mas conta com cozimento mais rápido.



O arroz parboilizado consiste naquele que foi processado mas teve os nutrientes de sua casca inseridos em seu interior como minerais e vitaminas do complexo B sendo portanto mais nutritivo do que o branco.

Já o arroz arbóreo é a indicação ideal no momento de fazer pratos como o risoto porque conta com índices elevados de amido que garantem a ele mais cremosidade depois de cozido além de conseguir absorver com maior eficiência os temperos.

Existe ainda o arroz integral que se mantém com a parte externa deste grão tendo por isso todos os nutrientes originais deste alimento e que deve ser cozinhado de preferência na panela de pressão.

Além disso, outras opções são o arroz preto que contém compostos antioxidantes bem como muito ferro e o arroz vermelho que tem grandes quantidades de monocolina que reduz os nível de colesterol no corpo e ainda serve para ajudar no funcionamento intestinal.

Portanto, o arroz é um cereal muito comum na culinária mundial e especialmente brasileira que possui tipos e opções diferenciadas que serão mais ou menos indicados de acordo com a receita a ser elaborada.

Fonte: Finecooking





Leave a Reply