As sementes que podem ser encontradas na natureza e em especial no Brasil são aumentadas a cada dia que passa e a grande novidade do momento é a castanha de baru que é uma amêndoa do tipo oleaginosa que iremos detalhar a seguir.
Benefícios da castanha de baru
Esta semente é proveniente do barueiro com sua produção e consumo sendo mais comum em estados como maranhão, Mato Grosso e Goiás possuindo benefícios variados para o corpo especialmente quando se trata da saúde do coração porque diminui substâncias como LDL e colesterol que podem prejudicar as artérias orgânicas.
A castanha em análise possui ainda substâncias como a vitamina E e o zinco que tem propriedades antioxidantes sendo auxiliar para evitar doenças como obesidade, diabetes, mal de Alzheimer e até mesmo câncer.
Para aproveitar todos estes benefícios mostrados a castanha de baru deve ser consumido de maneira ideal torrado como pode ainda ser adicionado em bolos e saladas para incrementar o seu valor nutricional, mas que precisa ser consumida junto com uma alimentação equilibrada com baixo consumo de gorduras saturadas e açúcar para ter os resultados pretendidos.
Fonte: Slowfoodfoundation