A união de bebidas e alimentos em diferentes modalidades precisa muitas vezes ser feita de forma adequada e nesta situação a arte de combinar cerveja e petiscos também conta com algumas determinações importantes.
Regras para combinar cerveja e petiscos
A cerveja é uma bebida apreciada pela grande maioria da população brasileira, mas que ganhou no último tempo uma enorme diversidade de opções para a sua utilização adquirindo um grau de refinamento maior.
Os petiscos, de maneira geral, consistem em preparações rápidas para serem ingeridas antes de uma refeição principal ou ainda em momentos de descontração com amigos e que possuem diferentes tipos de ingredientes em sua preparação.
A regra geral para a combinação perfeita entre petiscos e cerveja consiste no fato de que eles tem que ter um sabor que seja complementar com cervejas de sabor sutil para petiscos mais delicados e cervejas mais encorpadas para petiscos com componentes mais fortes.
De maneira mais detalhada petiscos que contenham peixes vão bem com cervejas claras e leves enquanto que as carnes com sabor mais intenso devem ser aproveitadas com cervejas escuras e que tenham um gosto mais forte.
Além disso, a cerveja que tem um amargor maior deve ser sempre acompanhada de petiscos que possuam um aroma mais intenso para que o prato não seja ofuscado pela bebida escolhida sendo que de modo geral doce combina com doce, ácido com ácido e vice-versa.
Mas mesmo com estas regras existentes você pode usar as combinações entre cervejas e petiscos de acordo com o seu paladar e de seus amigos ou familiares para apreciar esta união entre bebida e comida tão apreciada nos quatro cantos do país.
Desta maneira, para combinar cerveja e petiscos não existem grandes complicações, mas apenas o cuidado de unir a cerveja ideal para cada tipo de petisco a ser degustado para a potencialização de seus gostos e aromas.
Fonte: Craftbeercellar