Comida Italiana


0 votes

Quando se fala em comida italiana, a mente viaja longe, mas não para a Itália: vai para um momento de lembrança afetiva que mistura massa e suas variações de tamanhos, formas e molhos, bem como nas tradicionais pizzas, que já devem ser consideradas, a esta altura, patrimônio mundial, entre outras receitas e bebidas, como os vinhos italianos, exportados para todos os cantos do globo.

Mas é bom salientar que a Itália é muito mais que o vermelho dos seus molhos de tomate. Trata-se de uma culinária milenar, estabelecida junto do seu Império, em uma época em que era considerada o centro do mundo.



Com o passar dos anos, e muito aperfeiçoamento no preparo e escolha de ingredientes, a Itália chegou à Idade Média com uma popularidade alta, tendo já receitados ido e vindo do resto da Europa para lá, e vice-versa, com destaque absoluto quando o Renascimento colocou o país, uma vez mais, em evidência.

O país se destacou, cada vez mais, nessa nuance de produzir deliciosas receitas e, então, levá-la a outras fronteiras, para apresentar a qualidade do prato criado, mas, também, de globalizar os seus sabores – não à toa, fica mais fácil compreender como muitas receitas tradicionais italianas assumem diversas nuances regionais, onde quer que desembarquem.

Para apreciar ainda mais as belezas, cores, formas e aromas da culinária italiana, vamos destrinchá-la a partir de alguns fatos inusitados e igualmente deliciosos dessa rica arte gastronômica europeia:

Fatos curiosos sobre a culinária italiana

  • No dia 13 de fevereiro se comemora o dia nacional de celebração à comida italiana.
  • O prosciutto foi proibido para exportação nos Estados Unidos até o ano de 1989. Mortadela, por sua vez, até o ano 2000. Muitas carnes provenientes da Itália ainda são proibidas no país norte-americano, como cotechino e zampone, entre outras.
  • A almôndega não faz parte do espaguete. Ela é entregue separadamente, já que a refeição, por lá, é dividida em primeiro e segundo prato.
  • Já foram contabilizadas mais de 600 maneiras diferentes de produzir massa, ao redor do mundo.
  • Partiu de um Papa a ideia de estabelecer normas de qualidade para a massa italiana.
  • Na Itália, consome-se, em média, cerca de 51 quilos de massa por ano.
  • A massa é o prato principal dos italianos, presente, ao menos, uma vez ao dia nas suas refeições – o que não significa que seja a mesma massa, todos os dias.

E você, gosta de comida italiana?

Fonte: Randomhistory



Leave a Reply