Comida portuguesa


0 votes

De um litoral tão belo quanto diversificado para o aproveitamento gastronômico, uma geografia reduzida, mas caprichosa em ricas variedades para plantio e cultivo, e uma história milenar capaz de aperfeiçoar à máxima qualidade receitas diversas, seja para uma refeição rápida do dia, ou sofisticados banquetes, a culinária é uma das mais tradicionais e exportadas de toda a Europa.

Além disso, se a cultura portuguesa é rica e variada, muito disso se deve aos alimentos que compõem toda a raiz culinária da região, já que um complementa o outro. É a base para as invenções contemporâneas e as que figuram nos livros de receitas há décadas e mais décadas.



Assim, a culinária regional se desenvolveu a partir de criações próprias da comida portuguesa, formuladas com o que a terra tinha para dar, o mar para oferecer e o cultivo para florescer – com um futuro toque histórico que ajudou a trazer novos sabores à terra. Não à toa, a culinária portuguesa conta com receitas relativamente simples, com uma base fundamentada, quase que exclusivamente, em produtos regionais, e muitas delas à base de peixes em geral.

No entanto, um pouco das ex-colônias lusitanas, na África, Índias e no extremo Oriente, deram novos toques à refinada arte gastronômica. Assim, desembaraçaram no litoral europeu uma série de ingredientes, como ervas e especiarias em geral, pimenta, açafrão, gengibre e coentro. Outros apetrechos alimentícios que chegaram com força foram o café, abacaxi, batata e arroz, entre uma série de outros ingredientes essenciais, hoje em dia, na composição de receitas locais.

Característica das receitas tradicionais portuguesas

Algumas das receitas mais tradicionais levam o uso da piri-piri (uma pimenta picante), baunilha, canela e açafrão. Já a região sul do país se mistura às influências culturais e culinárias de árabes e mouros, com uma antiga tradição de amêndoa e figo doces.

Já o café da manhã lusitano costuma ter à mesa leite, café, pão ou torrada, manteiga e geléia – algo muito similar ao brasileiro. No almoço e jantar, privilegiam-se as receitas mais realiadas do dia a dia. Muitas delas preparadas com o legado europeu, que pode será canela e curry em pó misturados a refeições principais, como o peixe fresco, marisco, carne de porco, entre outras carnes, também.

Para quem procura por comida portuguesa, o cozido à portuguesa (legumes com carnes diferentes, de porco, geralmente, assados) é uma delas, bem como o caldo verde (feito, geralmente, com batata, repolho picado e salsicha).

 

Fonte: Dinolingo





Leave a Reply