Você gosta de arroz? Conheça tudo sobre esse grão e uma receita fácil, rápida e saborosa.
O arroz é uma planta pertencente à família das gramíneas e ele alimenta mais da metade da população mundial. Ele é a terceira maior cultura cerealífera existente no mundo, perdendo apenas para o trigo e o milho.
Esse grão rico em hidratos de carbono é constituído por sete espécies, como oryza glaberrima, oryza punctata, oryza barthii, oryza latifolia, oryza sativa, oryza logistaminata e oryza rufipogon.
Cultivo do arroz
Para um bom cultivo, o arroz precisa de muita água, pois é necessário para manter a temperatura ambiente nos intervalos adequados e também nos sistemas tradicionais. Ele se desenvolve bem em terrenos bem inclinados e no caso dos países sudeste asiáticos eles se encontram socalcos onde costuma ser cultivado.
Onde surgiu o arroz
O arroz foi cultivado na região do vale do Rio Yangtzé, China, pelo menos é a visão mais aceita. No ano de 2003, arqueólogos afirmavam que o arroz mais antigo do mundo foi descoberto por eles, afirmando ser cultivado há 15 mil anos, o que desafia a visão que o arroz foi cultivado primeiramente na China há 12 mil anos. O mais importante é que atualmente ele é cultivado no mundo todo.
Diferentes tipos de arroz
Os tipos de arroz mais comum, são:
- Branco (polido): embora não seja o mais nutritivo, esse é o mais presente no prato do brasileiro e muito rico em carboidrato.
- Integral: não é polido ou refinado, portanto ele mantém a camada externa. É rico, nutricionalmente falando, pois oferece selênio, manganês e vitaminas do complexo B e alto teor de fibras.
- Arbóreo: cultivado na Itália, possui uma casca grossa e é um grão mais resistente.
- Parborizado: é diferente do arroz comum devido ao seu valor nutritivo, sabor e mudança na cor.
- Selvagem: embora não seja facilmente encontrado no Brasil, é um cereal muito rico em fibras. Seu grão é escuro e longo.
- Negro: oferece sabor rústico e oferece um elevado teor de ferro e antioxidante, estes combatem radicais livres.
- Vermelho: comum nos estados da Paraíba e Maranhão, ele oferece mais ferro, fibras e zinco.
- Japonês: como característica os grãos são unidos e curtos, um pouco transparentes e curvados.
- Jasmine e Basmati: são grãos longos e oferecem os mesmos valores nutricionais que o arroz polido.
O preparo do arroz
Muitas pessoas não gostam de fazer arroz em um evento, por exemplo, com medo de errar a mão. Para você que está começando na arte de cozinhar ou ficou responsável em levar o arroz para um evento, anote essa receita prática de arroz branco:
Você vai precisar de:
- 1 colher (chá) de azeite (ou óleo)
- ¼ cebola picada
- 2 copos de arroz
- 1 colher (chá) de alho picado
- Sal a gosto
- 4 copos de água
O preparo é bem simples, confira:
Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite (ou óleo). Acrescente o arroz e o sal e misture-os com a cebola e alho. Coloque água e espere começar a secar a água em cima para tampar e abaixar o fogo. Em fogo baixo, aguarde cerca de 10 minutos para ver se está no ponto, ou seja, a água secou.
Veja aqui outras dicas de como fazer arroz e aproiveite!
Fonte: Tomiscolourpavilion