Quem mora sozinho sente dificuldade para encontrar o preparo perfeito para suas refeições. Não mais! Saiba aqui o que fazer com as dicas de culinária para quem mora sozinho.
Se você mora sozinho e quer fazer as suas próprias refeições, mas não sabe como render, conheça as nossas dicas de culinária para quem mora sozinho para não estragar os alimentos e nem fazer muita bagunça na cozinha. Fazer compras e evitar o desperdício, assim como congelar os produtos e organizá-los na geladeira podem parecer tarefas simples, mas não são.
Acompanhe nossas dicas:
- Mercado
Você pode fazer compras mensal apenas para produtos não perecíveis, como farinhas, leite, feijão, pó de café e arroz. Outros produtos perecíveis, como frutas, legumes e hortaliças devem fazer parte da compra semanal.
- Dividir as receitas
Se quiser fazer uma receita que rende mais de duas porções, a dica é dividí-la proporcionalmente, ou seja, divida os ingredientes da receita pela quantidade de rendimento.
- Evite sujar
Se o seu dia é muito corrido, opte por preparos de alimentos que sujem menos utensílios. Você pode fazer risoto, saladas, carne ensopada, um assado e outros.
- Verduras
Lave as hortaliças e as seque bem, guardando-as em sacos plástico com ar. Assim elas podem durar até uma semana na geladeira.
- Organização
Ao sair do trabalho, busque por rotas que tenham mercados, açougues e até feiras.
- Porções
Ao comprar carnes, divida elas em porções antes de congelá-las.
- Evite sobras
Porcione as suas receitas para evitar o desperdício de alimentos:
- Arroz: para uma refeição, basta uma mão cheia;
- Peixe: para uma porção, basta um filé de 150 gramas;
- Massa: um pacote de 500 gramas dá para render até seis porções individuais;
- Carne: 200 gramas, dependendo do acompanhamento. No caso da carne moída, separe a metade para deixar congelada.
Fazendo compras para abastecer a casa de um morador
Ao ir ao supermercado, atente-se a essas dicas:
- Vá ao supermercado semanalmente para comprar alimentos perecíveis para que eles não estraguem na geladeira e você tenha sempre produtos fresquinhos. Esse é o caso de ovos, por exemplo, que não dura muito tempo. Então compre menos e mais vezes ao mês.
- Abasteça a despensa comprando produtos que vão demorar para vencer.
- Se você não costuma fazer compras em feiras, descubra o dia que o supermercado que você está acostumado a fazer suas compras, abastece o hortifruti para que você possa comprar no dia que foi abastecido para ter frutas, legumes e verduras que durem por mais tempo.
- Em relação ao pão, você pode optar pelo pão de forma, principalmente o integral. Com ele você diversifica as opções de lanches e café da manhã, podendo fazê-lo na chapa ou não.
- Que tal adaptar a tática de congelamento? O feijão, por exemplo, você pode cozinhar meio pacote e depois que esfriar, separar em pequenas porções nos potes para deixar congelado e ir descongelando conforme for usando. Se congelar sem temperar, fica mais gostoso ainda, pois terá feijão com sabor de feito na hora.
Viu como pequenos detalhes fazem toda a diferença na cozinha de quem mora sozinho?
Fonte: Splendidtable