Dicas para cozinhar arroz integral


0 votes

Quer aprender algumas dicas para deixar o seu arroz integral com um preparo de render elogios?

O arroz integral é mais saudável do que o arroz branco e diferente do que muitos pensam, ele é gostoso sim só precisa ser bem preparado. Pensando em ajudar você a cuidar da sua saúde, preparamos algumas dicas para cozinhar arroz integral.

Por ter uma forma diferenciada no preparo, o arroz integral acabou ganhando fama de não ser gostoso quanto o arroz branco, porém oferece mais nutrientes. Isso porque o arroz branco quando passa pelo processo de polimento para ficar bem branquinho, perde cerca de 75% de seus nutrientes, diferente do arroz integral.



E se você quer aproveitar todos os benefícios do arroz integral, mas não sabe como prepara-lo de forma a agradar a todos, anote nossas dicas!

Como cozinhar o arroz integral

Selecionamos algumas dicas básicas para você preparar o seu arroz integral. A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar o preparo, é deixar o arroz integral de molho de 6 até 8 horas pelo menos, mas se você não tiver todo esse tempo, vale deixar menos tempo.

É preciso deixar o arroz integral de molho para que as enzimas, os lactobacilos e outras substâncias se quebrem e assim, neutralizem o ácido fítico. A dica é deixar em torno de 7 horas de molho em água morna e com algumas gotas de limão para poder neutralizar uma parcela maior do ácido fítico que se encontram nos grãos. Essa é uma prática simples, mas se você deixar os grãos de molho por esse período de tempo, vai poder garantir um aumento significativo dos benefícios nutricionais que ele proporciona.

Diferente do arroz branco, o arroz integral não pode ser refogado, pois tal procedimento só serve para selar os grãos e isso significa evitar que o amido saia e ele acaba virando um arroz papa. O arroz integral tem uma película protetora ainda, então não é preciso refogá-lo, mesmo porque essa prática faz com que ele não cozinhe nunca. Muitas pessoas não sabem disso e refoga o arroz integral e o resultado não é o esperado, fazendo com que tanto a pessoa que preparou o arroz, quanto as pessoas que vão saboreá-lo desanime do arroz integral, optando sempre pelo arroz branco.

E como fazer o arroz integral então? Basta refogar a cebola e/ou o alho, como de costume, e acrescentar água temperada com sal e ervas. Depois desse preparo é que você deve colocar o arroz, sem contar que dessa maneira o seu arroz integral cozinhará mais rápido.

Deixe seu arroz integral mais gostoso e saudável

Para deixar o seu arroz integral mais gostoso e saudável, vale acrescentar legumes. Eles são saudáveis, fazendo muito bem para a saúde e ainda dão um toque especial para seu arroz. Entre os legumes que deixam o seu prato melhor e mais saboroso, estão cebolinha verde, cenoura, tomates, brócolis e todos os outros que você quiser.



E para deixá-lo mais bonito ainda, coloque também milho verde e ervilha. Os legumes oferecem muitos nutrientes e vitaminas, junto com o arroz integral você se protege e também a sua família.

Fonte: Doitdelicious



Leave a Reply