Que tal conhecer um pouco mais sobre os vinhos e ler este pequeno guia de vinhos para iniciantes?
Os amantes de vinhos já sabem como identificar o melhor vinho para cada ocasião, mas os iniciantes precisam de uma pequena mão para iniciar na arte da apreciação de vinhos.
Comece conhecendo o vinho
O vinho é uma bebida fermentada feita de várias substâncias naturais e são exatamente essas substâncias que diferem um tipo de vinho do outro. Uma série de fatores determina o gosto do vinho, os principais são:
- Tipo de uva usada;
- Grau de amadurecimento da uva;
- Maturação da uva e;
- Tempo e tipo de envelhecimento do vinho.
Os especialistas em vinho dizem que a temperatura ideal para servi-lo quando for tinto é de 15°C. Enquanto o vinho branco deve ser degustado na temperatura de 10°C a 12°C.
Degustando o vinho
Se você é novo no mundo dos vinhos e quer aprender a degustar o vinho deve prestar atenção a alguns detalhes. Veja estes detalhes a seguir:
- Comece analisando visualmente o vinho
Para realizar a análise você deve colocar a taça com o vinho contra uma superfície branca ou uma luz. Ao prestar atenção ao vinho você perceberá se ele está bom ou não, se ele estiver turvo, ele não estará bom.
É importante observar se em vinhos brancos aparece uma cor dourada clara ou nos vinhos escuros aparece um dourado escuro. Se isto acontecer, fique preocupado, seu vinho começou a oxidar. Também e analisa a cor do vinho, por meio da casa e da polpa da uva que o produziu.
Vinhos tintos que ainda não foram devidamente envelhecidos tem uma cor púrpura, enquanto os mais envelhecidos tem um cor castanha ou alaranjada, ao observar estes detalhes você estará analisando o envelhecimento do vinho.
Última análise que faremos nesse momento é sobre o teor alcoólico do vinho, neste momento observaremos as lágrimas do vinho. As lágrimas são as gotas de vinho que escorrem pela taça, quanto mais rápida as lágrimas, menor é o teor alcoólico. E se as lágrimas são lentas, o teor é maior.
Escolhendo o que comer com cada vinho
Acredita-se que essa é a maior dúvida de quem está começando a apreciar a arte do vinho, com que tipo de vinho se deve comer cada tipo de comida. Uma enóloga conceituada diz que é muito genérico afirmar que vinhos tintos para carne vermelha, enquanto os brancos são para carnes brancas. Vamos ver as dicas que ela nos dá? Confira:
Carne vermelha: Se você estiver comendo um churrasco o vinho Carbenet Sauvignon é o ideal. Mas se estiver comendo carnes bem passadas um Merlot é ideal.
Carne de frango: Indica-se beber com frango um vinho Sauvignon Blanc.
Carne de peixes e frutos do mar: Assim como no frango, para peixes recomenda-se o vinho Sauvignon Blanc que tem um teor mais ácido que o seu prato principal. No entanto, se a sua escolha for o famoso bacalhau, indica-se beber o vinho Chardonnay ou um Pinot Noir. Porém, se o peixe escolhido como prato principal vier acompanhado de ovos e condimentos fortes, o vinho ideal é um tinto. E se seu peixe for temperado com azeite de oliva, o vinho recomendado é o Chardonnay.
Com essas dicas do pequeno de guia de vinhos para iniciantes você já é capaz de acertar na escolha do vinho durante as refeições. Agora é aprimorar o paladar com os melhores vinhos já produzidos.
Fonte: Killerwineclub