Tipos de especiarias


0 votes

Você já deve ter ouvido falar de especiarias na hora de cozinhar. Mas sabe quais são elas, como e onde devem ser usadas? Confira a seguir!

Cozinhar é algo mágico e os grandes cozinheiros podem ser considerados verdadeiros artistas, combinar ingredientes não é fácil. No entanto, para se tornar esse mago da culinária é importante conhecer e dominar os ingredientes que estarão a sua disposição.



Para garantir bons sabores, que agradem a todos – ou pelo menos a maioria das pessoas – começar a entender de temperos é uma ótima ideia. Que tal conhecer as especiarias e onde podemos utilizá-las? Veja a seguir:

As especiarias

Conhecemos as especiarias pelo nome de tempero ou condimentos, já que elas são usadas para dar os mais diferentes gostos e odores nas comidas. Mas também devemos lembrar que as especiarias são muito usadas em outras funções.

Muitas são utilizadas em produtos cosméticos, medicamentos e em óleos. Muitas dessas especiarias são consideradas ótimas para a saúde, por isso, são tão bem quistas na sociedade.

As principais especiarias conhecidas e utilizadas são:

  • Canela;
  • Cravo;
  • Açafrão e;
  • Cardamomo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas especiarias agora, confira:

A canela

Essa é provavelmente uma das especiarias mais conhecidas, além de estar na lista das mais antigas do mundo. A canela pode ser usada tanto em pratos doces, como em pratos salgados, alguns chefs gostam de utilizá-la em receitas de peixes. A canela é originária do Sri Lanka e é conhecida principalmente pelo seu forte sabor e cheiro.



O cravo

O seu sabor picante e ao mesmo tempo doce, intriga os amantes dessa especiaria que pode ser usada em muitas receitas, desde molhos, conservas, doces e até em assados.

O Açafrão

Conhecido por sua forte coloração amarela é muito usada na cozinha, além de fornecer cor aos alimentos, o açafrão também traz um aroma inconfundível. A paella é o prato mais conhecido que leva o açafrão, mas ele também pode ser usado em pães, na preparação de risotos e em muitos pratos que tem os frutos do mar como ingrediente principal. Também encontramos o açafrão em alguns produtos medicinais e até estéticos.

O cardamomo

Esta especiaria indiana é adorada por muitos, mas odiada por outros. Tem um sabor pronunciado, por isso, nem sempre agrada a todos. O cardamomo pode ser usado em receitas salgadas e doces, além de fazer parte de misturas de temperos. Na culinária, o cardamomo pode ser usado em bolos, cafés, ponches, licores, picles, vinhos aromatizantes, farinhas e até para temperar carnes. O óleo do cardamomo é bastante usado na perfumaria.

Outras especiarias muito conhecidas são: A pimenta, o gengibre, o cominho, o coentro, o orégano, mostarda, noz-moscada, alecrim, urucum (base do colorau), hortelã, louro, manjericão, páprica, tomilho, erva-doce, salsa, cebolinha, gergelim e muitas outras.

Como você pode ver, as especiarias são tudo aquilo que usamos para dar sabor ao nosso alimento e aqui no Brasil, nós gostamos de misturar e usamos muitos desses temperos na nossa comida. Se quiser experimentar algum, procure e veja em quais alimentos se encaixam.

Fonte: Evimleben

 



Leave a Reply