Tipos de queijos


0 votes

Quais são os tipos de queijos existentes? Agora, nós montaremos um pequeno guia sobre os tipos de queijo.

Você já deve ter se deparado com uma grande quantidade de tipos de queijo, seja em um mercado ou mesmo num supermercado, mas já parou para pensar quais as diferenças entre eles? Confira a seguir:



O queijo

Este tipo de alimento, muito conhecido mundialmente, é feito de diversos tipos de leites, podendo estes ser: leite de vaca, ovelha, búfala, cabra e diversos outros mamíferos. A coagulação do leite é o responsável pela fabricação do queijo ao redor do mundo inteiro, que produzem diferentes estilos e sabores.

Os tipos de queijo

Cheddar

Criado em uma cidade de nome Cheddar, este queijo é muito conhecido entre os amantes de fast food, sua cor é um amarelo e com sabor diferenciado.

Cottage

Muito conhecido por quem faz dieta e cuida do corpo, o cottage é uma espécie de coalhada de sabor suave e que não é prensada, fazendo com que mantenha um pouco do soro do leite. Muito usado em saladas, na preparação de alimentos e até nos lanches com pão, o cottage é sucesso sempre.

Brie



Este tipo de queijo francês é feito com leite de vaca, possui um sabor forte, mas é bem macio, além de possuir uma cor mais pálida. O nome é em homenagem a cidade em que foi criado. Uma das principais características do queijo brie de Meaux é que ele não derrete, mesmo tendo uma textura macia e possui sabor e aroma similar a um cogumelo.

Outra variação deste queijo é o brie de Melun que é um pouco mais salgado que o outro exemplar e quase derrete. Qualquer uma das variações deve ser servido como queijo de mesa, acompanhado pães.

Camembert

Mais um exemplar francês, originário da vila de Camembert, tem sabor forte uando envelhece, mas quando ainda é fresco sua principal característica é se esfarelar com facilidade. Assim como o queijo brie, o Camembert deve ser servido acompanhando pães à mesa.

Roquefort

Queijo forte produzido com leite de ovelha, esta é a principal definição deste queijo francês. Um queijo branco levemente úmido que se esfarela que possui cheiro forte e um sabor ácido butírico, além de ser levemente salgado. Este queijo forte também é de mesa e deve ser servido acompanhado de pães, nozes e/ou frutas secas.

Mussarela

Este é um dos queijos mais conhecidos, pode ser feito com leite de vaca ou de búfala – este é o queridinho entre quem tem intolerância a lactose e faz dietas. O sabor da mussarela de búfala é mais delicado e menos acentuado que o de leite de vaca. Pode ser usado em quase tudo: sanduíches, pizzas, molhos e para gratinar.

Ricota

Mais um queijo italiano – assim como a mussarela – a ricota é feita com o soro da fabricação de queijos como o mussarela e o provolone. Conhecido por ser parecido com o queijo similar ao cottage, a ricota é mais leve com sabor suave, própria para usar em recheios de pasteis e massas e fazer sobremesas.

Os tipos de queijos

Veja a seguir uma lista com outros tipos de queijos não comentados aqui:

  • Emmental;
  • Gruyére;
  • Gorgonzola;
  • Provolone;
  • Parmesão;
  • Grana;
  • Padano;
  • Serra da Estrela;
  • Gouda;
  • Edam;
  • Port-Salut e;
  • Tetê-de-Moine.

Cada queijo tem sua maneira de ser fabricado e isso determina seu sabor, aroma e qualidade. Já pensou em experimentar todos eles? Aproveite e siga esse guia.

Fonte: Best-posts



Leave a Reply