Tipos de uvas do vinho


0 votes

Que tal aprender quais os tipos de uvas são mais utilizados na produção desta famosa bebida? Veja tudo sobre as uvas do vinho!

O vinho é uma das bebidas fermentadas mais conhecidas no mundo todo, produzida a base do sumo da uva. Assim como no mundo, o Brasil também é um grande apreciador, consumidor e produtor de vinhos.



Os tipos de uvas para o vinho

As uvas mais conhecidas para a produção do vinho vêm da França, no entanto, essas uvas já são produzidas em outros locais do mundo, mas são originárias do território francês. Veja a seguir alguns tipos de uvas mais usados na produção de vinho.

Uvas para vinho tinto

  • Carbenet Sauvignon;
  • Merlot;
  • Malbec;
  • Carbenet Franc;
  • Gamay e;
  • Carménère.

Carbenet Sauvignon

Essa é a uva para vinho tinto mais produzida a redor do mundo, países como: Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, México, EUA, Austrália e Nova Zelândia. Conhecida por ser uma uva oriunda da região de Bordeaux, ela produz um vinho mais encorpado e tânico, além de proporcionar um bom envelhecimento. A uva Carbenet Sauvingon traz um aroma das frutas escuras com toques herbáceos e quando acompanhado do tabaco durante o envelhecimento do vinho deixa sua marca.

Merlot

Mais uma uva natural da região de Bordeaux e que pode ser encontrada em vários países, assim como a Carbenet Sauvignon, no entanto, elas não são iguais. O Carbenet Sauvignon é mais austero enquanto o Merlot gera vinhos mais macios e com bastante sabor da fruta. Alguns podem ser envelhecidos, mas a maioria dos vinhos feitos com a uva Merlot é consumida jovem.



Malbec

Foi na Argentina que as uvas do tipo Malbec ficaram melhores e tornaram o vinho ainda melhor. Seu sabor tem bastante fruta, é macio e colorido, além de possuir sabores um toque de violeta e especiarias.

Carbenet Franc

O Uruguai se tornou um dos maiores produtores dessa uva e com sucesso desenvolveu um vinho muito intensos, segundo especialistas – melhores até que os franceses. O vinho feito com esta fruta costuma ser de corpo médio, floral, frutado e com toques herbáceos.

Gamay

Esta uva é famosa por dar sabor aos delicados beaujolais, formando um vinho macio, floral e frutado. Ele é bastante produzido aqui no Brasil – como um dos melhores – se quiser comprar um vinho dessa uva, procure as safras mais novas.

Carménère

Mais uma uva da região de Bordeaux, porém está mais presente no Chile. Neste país, os vinhos são frutados e bastante encorpados, além de tânicos e com um toque de pimenta negra.

Uvas para vinho branco

Os dois mais famosos são:

  • Chardonay e;
  • Sauvignon Blanc.

Chardonnay

Essa é a uva branca mais famosa no mundo, originária da Borgonha. Os vinhos feitos com esta uva são muito sofisticados, como: o Meursault e o Montrachet. Essa uva forma um vinho encorpado e macio que melhora com os aromas expelidos pela barrica de carvalho utilizado no envelhecimento.

Sauvignon Blanc

Os vinhos feitos com essa uva são vibrantes com toques herbáceos e uma boa acidez. A Nova Zelândia se tornou especialista em vinhos feitos com essa uva, tem um toque vibrante, frutado e moderno.

Existe muitos outros tipos de uva que dão origem aos vinhos, a maioria oriunda da França, mas que a globalização já permitiu ser difundida para o Novo Mundo. Aproveite que o Brasil está entre um dos maiores produtores de uvas e vinhos e conheça as especiarias produzidas no país.

Fonte: Extension

 



Leave a Reply