Você já deve ter ouvido falar no famoso óleo de coco e sabe para que serve? Bom, este produto natural tem diversas formas de ser utilizado, como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo, na comida para dar sabor e também para emagrecer, ajuda a diminuir o colesterol, fortalece o sistema imunológico, melhora o transito intestinal.
Na culinária ele não apresenta prejuízos à saúde por ser um produto natural, extraído a partir da polpa do coco, porém é preciso ter cautela no consumo, pois tem um elevado teor de gorduras saturadas e por conta disso, recomenda-se de uso de 1 a 2 colheres de sopa desse óleo por dia, que deve ser consumido juntamente com uma alimentação balanceada.
Vamos falar um pouco desse produto na cozinha. O óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, no arroz, para frituras, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas.
Então a dica é: substituir a gordura que usa habitualmente, por exemplo, o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite, pelo óleo de coco nas mesmas quantidades. Assim, se usar habitualmente 2 colheres de azeite basta substituir por 2 colheres de óleo de coco para usufruir dos seus benefícios, que são maiores quando o óleo de coco extra virgem.
O óleo de coco é um excelente substituto da manteiga, então para aqueles que apresentam intolerância a lactose pode utiliza-lo para colocar no pão ou fritar ovo. Também é uma opção maravilhosa para fazer aquela pipoca querida e ainda usar na cobertura para dar um sabor especial.
Você pode preparar seu próprio óleo, basta seguir a receita abaixo:
Ingredientes:
- 3 copos de água de coco
- 2 cocos de casca marrom cortados em pedacinhos
Modo de preparo:
- Coloque no liquidificador todos os ingredientes.
- Em seguida, coe a mistura e coloque a parte líquida numa garrafa, em ambiente escuro, por 48 horas.
- Depois desse período deixe a garrafa em ambiente fresco, sem luz ou sol, a uma temperatura média de 25ºC por mais 6 horas.
- Após completar esse tempo a garrafa deve ser colocada na geladeira, em pé, por mais 3 horas. O óleo de coco irá solidificar e, para retirá-lo, deve cortar a garrafa plástica na linha onde houve a separação da água com o óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser guardado em outro recipiente com tampa.
- Validade do óleo de coco de 2 anos.
Um detalhe importante sobre o óleo de coco é a sua conversação, pois em temperatura frias, abaixo de 25º C ele se apresenta de forma solida, com textura de uma pasta, já em temperaturas quentes, sua forma é líquida.
Quando associado a uma dieta balanceada e modificações no estilo de vida, o óleo de coco traz inúmeros benefícios para quem está precisando cuidar tanto da boa forma como da saúde.